Como abordar uma instalação de domótica KNX para uma moradia?

Autores

  • Sérgio Cunha de Freitas Queirós Schumal – Engenharia e Serviços, Lda

DOI:

https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i10.399

Resumo

A domótica pode ser entendida como o controlo automatizado das instalações técnicas existentes num edifício. [...] Como hoje em dia, aspetos como a segurança, eficiência energética, conforto e comunicação são cada vez mais uma exigência dos proprietários/utilizadores dos edifícios, não faz sentido continuar a abordar a execução de instalações elétricas do tipo convencional, sistemas de AVAC, alarmes e outros, sem que estes comuniquem entre si.

Biografia Autor

Sérgio Cunha de Freitas Queirós, Schumal – Engenharia e Serviços, Lda

Engenheiro Eletrotécnico – Sistemas Elétricos de Energia pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto. Formador do curso de Técnico Responsáveis de Equipamentos de SCIE – Formação Especifica | SADI, na Schumal – Engenharia e Serviços. Formador do curso de Técnico Responsáveis de Equipamentos de SCIE – Formação Geral, na Schumal – Engenharia e Serviços. No ano de 2011, exerceu funções como formador de ITED/ITUR, na Schumal – Engenharia e Serviços, num total de 199h, sendo Responsável Técnico pela formação ITED / ITUR desta entidade formadora. Projetista de Eletricidade, ITED, Gás e Segurança Contra Incêndios.

Downloads

Publicado

2012-06-09

Como Citar

Queirós, S. C. de F. (2012). Como abordar uma instalação de domótica KNX para uma moradia?. Neutro à Terra, (10). https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i10.399