Unidades Ininterruptas de Alimentação (UPS)

O que escolher?

Autores

  • José Caçote QEnergia, Sistemas para Qualidade e Gestão de Energia, Lda.
  • Paulo Diniz Infocontrol – Delegação Norte

DOI:

https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i10.393

Resumo

As UPS (unidades de alimentação ininterruptas) são sistemas destinados à alimentação de dispositivos elétricos quando existe um corte de energias de rede.
As UPS diferenciam-se dos restantes sistemas de emergência na medida em que possibilitam a alimentação instantânea quando ocorre um corte através de baterias e circuitos eletrónicos associados para sistemas de baixa potência ou geradores diesel e sistemas “flywheel*” para sistemas de grande potência.

Biografias Autor

José Caçote, QEnergia, Sistemas para Qualidade e Gestão de Energia, Lda.

Licenciado em Engenharia Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Membro da Ordem dos Engenheiros. Colaborador da QEnergia desde a sua fundação (Outubro de 2001), especializando‐se na Medida Elétrica. Mestre na área da Segurança. Especialista Certificado em Termografia pelo SGS. Desempenha funções de coordenação na área das auditorias a instalações elétricas e na implementação de sistemas de gestão e qualidade da energia. Realizou vários seminários com a temática da qualidade da energia, termografia e segurança nas instalações elétricas. Atualmente é o Diretor‐Geral da QEnergia.

Paulo Diniz, Infocontrol – Delegação Norte

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Especialista em Sistemas de Gestão Técnica Centralizada, Gestão de Energia e Sistemas de Proteção
Contra Descargas Atmosféricas.Chefe de Vendas da Infocontrol – Delegação Norte.

Downloads

Publicado

2012-06-09

Como Citar

Caçote, J., & Diniz, P. (2012). Unidades Ininterruptas de Alimentação (UPS): O que escolher?. Neutro à Terra, (10). https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i10.393