Interruptores (mecânicos) para uso industrial ou instalações Semelhantes

Autores

  • António Augusto Araújo Gomes
  • André Fernando Ribeiro de Sá Universidade de Aveiro
  • Sérgio Filipe Carvalho Ramos Instituto Superior de Engenharia do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/neutroaterra.vi20.3833

Palavras-chave:

Interruptores (mecânicos), Interruptores de uso industrial

Resumo

  1. Aspetos gerais

Um interruptor (mecânico) é definido como um aparelho mecânico de conexão capaz de estabelecer, de suportar e de interromper correntes nas condições normais do circuito, incluindo, eventualmente, as condições especificadas de sobrecarga em serviço. É um aparelho que é ainda capaz de suportar, num tempo especificado, correntes nas condições anormais especificadas para o circuito, tais como as resultantes de um curto-circuito. Pode ser capaz de estabelecer correntes de curto-circuito mas não de as interromper. Os interruptores de baixa tensão são divididos nos seguintes tipos principais: - Interruptores para instalações elétricas fixas, domésticas e análogas; - Interruptores de uso industrial ou instalações semelhantes. Os interruptores de uso industrial ou instalações semelhantes observam o disposto na norma EN 60947, partes 1 e 3.

Biografias Autor

António Augusto Araújo Gomes

Mestre em Engenharia Eletrotécnica e Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Professor do Instituto Superior de Engenharia do Porto desde 1999. Coordenador de Obras na CERBERUS - Engenharia de Segurança, entre 1997 e 1999. Prestação, para diversas empresas, de erviços de projeto de instalações elétricas, telecomunicações e segurança, formação, assessoria e consultadoria técnica.

André Fernando Ribeiro de Sá, Universidade de Aveiro

Licenciado e Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, ramo de sistemas de energia, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Pós-graduado em gestão de energia – eficiência energética, pelo ISQ. Título de Especialista em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Aveiro. Professor adjunto convidado da ESTGA - Universidade de Aveiro no curso de Engenharia Eletrotécnica. Docente da Universidade Lusófona do Porto no curso de Engenharia Eletrotécnica de Sistemas de Energia. Técnico responsável de várias instalações elétricas de serviço particular em alta, média e baixa tensão. Auditor, perito e projetista. Tem colaborado ou já colaborou, entre outros, com o Grupo Têxtil Riopele, INESC Porto, Edifícios Saudáveis Consultores, Schneider Electric Portugal, DAPE, GPS, Smartwatt, Pavicentro, Lidergraf, J.O. Agrícola e Aquatlantis.

Sérgio Filipe Carvalho Ramos, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, na Área Científica de Sistemas Elétricos de Energia, pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa. Doutor em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico de Lisboa. Docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica do Instituto Superior de Engenharia do Porto desde 2001. Prestação, para diversas empresas, de serviços de projeto de instalações elétricas, telecomunicações e segurança, formação, assessoria e consultadoria técnica. Investigador do GECAD (Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão), do ISEP, desde 2002.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Gomes, A. A. A., Sá, A. F. R. de, & Ramos, S. F. C. (2021). Interruptores (mecânicos) para uso industrial ou instalações Semelhantes. Neutro à Terra, (20), 29–33. https://doi.org/10.34630/neutroaterra.vi20.3833