Transformadores

Funcionamento em paralelo na rede elétrica

Autores

  • Alexandre Miguel Marques da Silveira Instituto Superior de Engenharia do Porto

DOI:

https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i8.356

Resumo

O crescimento do consumo de energia elétrica verificado nos últimos anos e o aparecimento e evolução dos sistemas de produção de energia por fontes de energia renováveis, como a eólica e fotovoltaica, levam a que sejam necessários ajustes no sistema de forma a comportar estas variações no trânsito de potências. Assim, pode ser necessário instalar transformadores em paralelo para comportar o aumento da potência consumida num determinado local. Este artigo aborda a utilização dos transformadores nos Sistemas Elétricos de Energia e explica as condições necessárias para o correto funcionamento de transformadores em paralelo.

Biografia Autor

Alexandre Miguel Marques da Silveira, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica, ramo de Sistemas Elétricos de Energia, pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto no ano de 2000. Mestre (Pré‐Bolonha), em Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, pela Universidade de Aveiro, em 2007. Doutorando do Programa Doutoral em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Docente no Instituto Superior de Engenharia do Porto desde 2001.

Downloads

Publicado

2011-06-09

Como Citar

Silveira, A. M. M. da. (2011). Transformadores: Funcionamento em paralelo na rede elétrica. Neutro à Terra, (8). https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i8.356