Projecto de Instalações Eléctricas Secção Técnica Vs Secção Económica de Canalizações Eléctricas

Autores

  • Henrique Jorge de Jesus Ribeiro da Silva Instituto Superior de Engenharia do Porto
  • António Augusto Araújo Gomes Instituto Superior de Engenharia do Porto

DOI:

https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i3.306

Resumo

O projecto das instalações eléctricas deve responder a critérios de ordem técnica, nomeadamene no que se refere à garantia da protecção das pessoas e instalações, mas contrapõem-se necessariamente os aspectos de ordem económica; resultará do compromisso entre estas duas posições contrastantes a definição daquela que será a solução mais acertada para uma dada instalação.

Biografias Autor

Henrique Jorge de Jesus Ribeiro da Silva, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Licenciado em Engenharia Electrotécnica, em 1979, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, opção de Produção, Transporte e Distribuição de Energia. Diploma de Estudos Avançados em Informática e Electrónica Industrial pela Universidade do Minho. Mestre em Ciências na área da Electrónica Industrial. Professor Adjunto Equiparado do ISEP, leccionando na área da Teoria da Electricidade e Instalações Eléctricas.

António Augusto Araújo Gomes, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Mestre (pré-bolonha) em Engenharia Electrotécnica e Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Doutorando na Área Científica de Sistemas Eléctricos de Energia (UTAD). Docente do Instituto Superior de Engenharia do Porto desde 1999. Coordenador de Obras na CERBERUS- Engenharia de Segurança, entre 1997 e 1999. Prestação, para diversas empresas, de serviços de projecto de instalações eléctricas, telecomunicações e segurança, formação, assessoria e consultadoria técnica. Investigador do GECAD (Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão),do ISEP, desde 1999.

Downloads

Publicado

2009-06-09

Como Citar

Silva, H. J. de J. R. da, & Gomes, A. A. A. (2009). Projecto de Instalações Eléctricas Secção Técnica Vs Secção Económica de Canalizações Eléctricas. Neutro à Terra, (3). https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i3.306