Segurança em Edifícios. Sistemas de Circuito Fechado de Televisão

Autores

  • António Augusto Araújo Gomes Instituto Superior de Engenharia do Porto

DOI:

https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i3.299

Resumo

Para que os ocupantes e operadores possam usufruir na plenitude dos edifícios, estes devem satisfazer requisitos arquitectónicos, funcionais, ecológicos, económicos e de segurança.
O fim e a utilização a que se destina cada edifício determinam a selecção, instalação e implementação de diferentes medidas de protecção e segurança, de forma a assegurar e controlar os aspectos de segurança das diversas valências das instalações, equipamentos e ocupantes.
Independentemente do risco ou complexidade de cada instalação deverão ser estudados, desenvolvidos e implementados sistemas de protecção e segurança, capazes de garantir o conforto e a segurança dos ocupantes e a protecção de bens.
A segurança contra incêndios, nas áreas de redução e protecção do risco, são a principal vertente da segurança em edifícios. A segurança contra intrusão, controlo de acessos, videovigilância e alarmes técnicos são outras vertentes fundamentais no garante da segurança em edifícios.

Biografia Autor

António Augusto Araújo Gomes, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Mestre (pré-bolonha) em Engenharia Electrotécnica e Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Doutorando na Área Científica de Sistemas Eléctricos de Energia (UTAD). Docente do Instituto Superior de Engenharia do Porto desde 1999. Coordenador de Obras na CERBERUS- Engenharia de Segurança, entre 1997 e 1999. Prestação, para diversas empresas, de serviços de projecto de instalações eléctricas, telecomunicações e segurança, formação, assessoria e consultadoria técnica. Investigador do GECAD (Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão),do ISEP, desde 1999.

Downloads

Publicado

2009-06-09

Como Citar

Gomes, A. A. A. (2009). Segurança em Edifícios. Sistemas de Circuito Fechado de Televisão. Neutro à Terra, (3). https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i3.299