Classificação de Veículos Híbridos - Evolução Crescente do Grau de Electrificação

Authors

  • Pedro Melo Instituto Superior de Engenharia do Porto

DOI:

https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i17.461

Abstract

Em resposta aos impactos ambientais e limitações dos combustíveis fósseis, assistiu-se nas últimas décadas a um acentuado desenvolvimento dos veículos híbridos elétricos convencionais. A sua proliferação encontra-se hoje bem disseminada, em praticamente todas as gamas, refletindo a confiança dos consumidores. Com vista a atenuar ainda mais o uso dos combustíveis fósseis, a tendência é de aumentar o nível de eletrificação nas versões híbridas mais recentes, bem como da oferta de versões puramente elétricas. No entanto, a evolução dos últimos anos, quer ao nível da aposta por parte dos fabricantes, quer ao nível do volume de vendas, parece indiciar uma nova fase de proliferação destes veículos, a qual se encontra ainda a dar os primeiros passos. Este artigo apresenta uma classificação dos veículos híbridos, em função do nível de eletrificação do sistema de propulsão. Após uma breve referência aos veículos puramente elétricos, fazem-se algumas considerações acerca do impacto mundial dos veículos híbridos Plug-in e puramente elétricos, nos últimos 5 anos.

Author Biography

Pedro Melo, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Mestre em Automação, Instrumentação e Controlo pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Aluno do Programa Doutoral em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Docente do Instituto Superior de Engenharia do Porto desde 2001.
Desenvolveu atividade de projetista de instalações elécricas de BT na DHV‐TECNOPOR.

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Published

2016-06-12

How to Cite

Melo, P. (2016). Classificação de Veículos Híbridos - Evolução Crescente do Grau de Electrificação. Neutro à Terra, (17). https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i17.461