Avaliação do Impacto dos Veículos Elétricos na Qualidade de Serviço da Rede

Authors

  • Celia Monja Alarcón Instituto Superior de Engenharia do Porto
  • Teresa Alexandra Ferreira Mourão Pinto Nogueira Instituto Superior de Engenharia do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/neutroaterra.vi28.4492

Keywords:

Veículos elétricos (VEs), qualidade de serviço, carregamento concentrado, carregamento distribuído

Abstract

O forte incremento nos veículos elétricos e suas necessidades de carregamento têm acarretado grandes desafios à gestão
da rede de distribuição, nomeadamente, na alteração da sua qualidade de serviço.
Este artigo propõe uma metodologia para avaliar o impacto de diferentes modos de carregamento numa rede residencial
duma cidade espanhola. Trata-se duma rede em BT com 8087 consumidores, para a qual foram simulados diferentes
cenários de funcionamento e foram analisados os valores apresentados para quatro variáveis críticas. Os índices de
qualidade resultantes são comparados com os limites padrão fixados pela norma de referência EN50160.
Constatou-se que, na generalidade, a concentração dos modos de carregamento nos parques de estacionamento leva
a piores índices de qualidade de serviço, sendo determinado o modo de carregamento mais conveniente para cada
localização. Foi também verificado que o desequilíbrio de tensão é a variável mais influenciada pela localização dos
modos de carregamento.

Author Biographies

Celia Monja Alarcón, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Aluna do Mestrado Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia

Teresa Alexandra Ferreira Mourão Pinto Nogueira, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Professor Adjunto

Published

2022-01-19

How to Cite

Monja Alarcón, C. ., & Nogueira, T. A. F. M. P. . (2022). Avaliação do Impacto dos Veículos Elétricos na Qualidade de Serviço da Rede. Neutro à Terra, (28), 33–38. https://doi.org/10.34630/neutroaterra.vi28.4492