MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DOS CONSELHOS REGIONAIS DE BIBLIOTECONOMIA DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/xiedicic.vi.6863

Palavras-chave:

Mediação da informação, Violência de gênero, Conselhos profissionais

Resumo

O artigo analisa as iniciativas dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia da região sudeste do Brasil (CRB-6, CRB-7 e CRB-8) voltadas ao enfrentamento da violência contra mulheres e pessoas LGBTQIAPN+, a partir de uma perspetiva de responsabilidade social da Biblioteconomia. A pesquisa, de caráter exploratório, qualitativo e documental, examinou sites e perfis do Instagram dos Conselhos entre 2022 e 2024.

Os resultados indicam que as ações identificadas são escassas e, em sua maioria, limitadas a menções em datas comemorativas, com destaque para o CRB-8, que apresentou algumas publicações sobre o combate à violência contra a mulher. De modo geral, observa-se a ausência de estratégias contínuas e sistemáticas de conscientização.

Conclui-se que os CRBs ainda exploram pouco seu potencial como mediadores da informação e agentes de transformação social, sendo necessária uma atuação mais consistente e articulada para promover debates, formação e ações educativas sobre a violência contra grupos socialmente vulnerabilizados.

   

Downloads

Publicado

2026-01-30

Edição

Secção

Artigos