AVALIAÇÃO DE TESAUROS

METODOLOGIAS, ABORDAGENS E CLASSIFICAÇÃO DE CRITÉRIOS QUALITATIVOS

Autores

  • Letícia dos Santos Miranda
  • Célia da Consolação Dias

DOI:

https://doi.org/10.34630/xiedicic.vi.6610

Palavras-chave:

Tesauros, Avaliação de Tesauros, Metodologia de Avaliação de Tesauros, Critérios qualitativos de Avaliação

Resumo

O artigo discute a importância da avaliação de tesauros para manter esses instrumentos atualizados e adequados à representação e recuperação da informação em domínios do conhecimento em constante mudança. A avaliação deve ser sistemática, baseada em metodologias e critérios normativos.

O estudo parte da falta de definições claras sobre os tipos de avaliação e da ausência de uma organização dos critérios avaliativos, especialmente nas abordagens qualitativas. Seu objetivo é propor uma categorização dos critérios de avaliação utilizados em metodologias qualitativas de avaliação de tesauros.

A pesquisa é qualitativa, exploratória e bibliográfica, com análise de 18 trabalhos. Foram identificadas três abordagens de avaliação, doze tipos de avaliação e dezoito metodologias, sendo treze qualitativas. A partir de 141 critérios extraídos dessas metodologias, foram propostas nove categorias de avaliação.

Conclui-se que a categorização contribui para sistematizar os critérios de avaliação de tesauros, auxiliando sua atualização e alinhamento às demandas informacionais contemporâneas, além de fortalecer o campo teórico-metodológico da Ciência da Informação.

Publicado

2026-01-30

Edição

Secção

Artigos