A Gestão dos Arquivos Privados de Arquitetura e Urbanismo: Da Organização à Difusão da Informação. Entre os Problemas e Desafios no Presente, e as Oportunidades do Futuro

Autores

  • Paulo Batista CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (PORTUGAL) | PPG-FAU-UnB - Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (BRASIL)

DOI:

https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.6175

Palavras-chave:

Arquivos privados de arquitetos e urbanistas, gestão da informação, Problemas, Desafios, Oportunidades

Resumo

Os arquivos privados de arquitetos e urbanistas colocam inúmeros problemas aos serviços de informação – arquivos, bibliotecas, museus, faculdades de arquitetura e urbanismo, etc. – onde se encontram ou àqueles que se preparam para os receber, com consequências profundas ao nível da sua organização, conservação, acesso e difusão.

Das exigências técnicas, indispensáveis para a sua compreensão, à multiplicidade tipológica, diversidade de suportes, formas e dimensões, volume, preservação, conservação, natureza digital, aspetos legais, mas sobretudo à inexistência, em Portugal, de uma política nacional de aquisição e avaliação por parte da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), tal como sucede no Brasil, com o Arquivo Nacional, muitos são os problemas e desafios que é urgente resolver no âmbito dos arquivos privados de arquitetura e urbanismo, apresentando soluções para os mesmos, transformando-os em oportunidades, para que possam ser disponibilizados à sociedade e às gerações futuras, permitindo a sua compreensão, fruição e valorização.

Mais do que um garante e direito democrático fundamental dos cidadãos, o acesso à informação, em geral, e da constante nos documentos de arquitetura e urbanismo, em particular, é uma exigência ética do processo civilizacional, possibilitando o conhecimento da produção do património edificado, mas também o não construído, e da cultura arquitetónica.

Este objetivo, de documentar a arquitetura e o urbanismo, as suas atividades e agentes, tem um poderoso aliado nas novas tecnologias da informação e comunicação, em que a Internet possibilita a consulta remota da informação e a obtenção de cópias digitais, com ganhos indiscutíveis no que respeita à sua conservação e difusão.

No mesmo sentido, é crucial o permanente debate e trabalho colaborativo, e transdisciplinar, entre instituições que têm arquivos de arquitetura e urbanismoà sua responsabilidade e os profissionais da informação, os arquitetos e investigadores de arquitetura, porque todos são parte integrante da mesma realidade em que os documentos de arquitetura são decisivos para o conhecimento, a construção de memória coletiva, a produção cultural e a proteção dos direitos dos cidadãos e das suas organizações.

Referências

ALEIXO, S.; MESTRE, V. (2022). Registos da Arquitectura de Raúl Chorão Ramalho: de arquivo do atelier a coleção de documentação do SIPA. Boletim da Universidade de Coimbra, XXXV (2), 15-71. https://impactum-journals.uc.pt/boletimauc/article/view/12362/9044.

Arquivo Público do Distrito Federal (2019). Guia de Fundos – Arquivo Público do Distrito Federal (9ª ed.). Arquivo Público do Distrito Federal. https://www.arquivopublico.df.gov.br/wp-content/uploads/2020/02/GUIA_DE_FUNDOS_Completo_HomePage_ArPDF-novo.pdf.

BATISTA, P. (2021). A organização e a descrição dos processos de obras particulares no município de Lisboa. Proceedings of the International Congress on Architectural Archives: Professional Experiences in a Cultural Diversity. International Congress on Architectural Archives: Section on Architectural Records of the International Council on Archives, Braga: Arquivo Distrital de Braga, setembro 25-27, 2019, Portugal (pp. 77-86). http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/70577.

BATISTA, P. (2025). Acervos e arquivos de documentação de arquitetura e urbanismo: práticas, cuidados, problemas, desafios e oportunidades. Acervos e Arquivos de Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urabanismo da Universidade de Brasília, p. [no prelo?].

BATISTA, P. (2020). Catálogo do Fundo Cassiano Branco. Câmara Municipal de Lisboa/Arquivo Municipal de Lisboa.

BATISTA, P. (2022). Catálogo do Fundo Francisco Keil do Amaral. Câmara Municipal de Lisboa/Arquivo Municipal de Lisboa.

BATISTA, P. (2017). La serie documental “Expedientes de obras particulares” por el Municipio de Lisboa: Análisis de su sistema de Gestión. [Tese de doutoramento, Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Alcalá].

BATISTA, P.; ANDRÉ, P. (2023). Metageografia dos Arquivos de Arquitetura. Boletim da Universidade de Coimbra, Vol. Extra (1), 7-11. https://impactum-journals.uc.pt/boletimauc/article/view/12748/9193.

CARRASCAL, A. (2023). Problemas, retos y oportunidades en los Archivos de Arquitectura. Boletim da Universidade de Coimbra, Vol. Extra (1), 15-35. https://impactum-journals.uc.pt/boletimauc/article/view/12153/9194.

CASTELLS, M. (2007). A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura – A Sociedade em Rede. Fundação Calouste Gulbenkian.

DIAS, M. G. (2009). From the amateur archivist. COMMA: International Journal on Archives, 1, 45-52.

FERREIRA, M. C. B. F. (2023). A necessária dimensão popular e cultural dos arquivos. Boletim da Universidade de Coimbra, Vol Extra (1), 53-85. https://impactum-journals.uc.pt/boletimauc/article/view/12121/9197.

FERREIRA, M. C. B. F. (2021). Manual de tratamento de documentos de arquitetura. Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro. https://aphrioclaro.sp.gov.br/wp-content/uploads/2022/04/ORIENTACOES-TECNICAS_ARQUIVO-PUBLICO.pdf.

LIMA, M. J. P. (2021). Revisitar o Projecto Uma Cidade em (Re) Evolução: Recuperação do Fundo Documental do SAAL Norte. Proceedings of the International Congress on Architectural Archives: Professional Experiences in a Cultural Diversity. International Congress on Architectural Archives: Section on Architectural Records of the International Council on Archives, Braga: Arquivo Distrital de Braga, setembro 25-27 2019, Portugal (pp. 117-125).http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/70577.

Downloads

Publicado

2025-03-11

Como Citar

Batista, P. (2025). A Gestão dos Arquivos Privados de Arquitetura e Urbanismo: Da Organização à Difusão da Informação. Entre os Problemas e Desafios no Presente, e as Oportunidades do Futuro. Encontros Da Licenciatura Em Ciências E Tecnologias Da Documentação E Informação. https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.6175