Gestão da Informação e Cultura Digital nas PME Industriais de Portugal (Regiões Norte e Centro)
DOI:
https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.6170Palavras-chave:
Gestão da informação, tecnologia, pequenas e médias empresas, Modelo GIPMEIResumo
Este trabalho apresenta uma síntese dos principais resultados da primeira fase do projeto Gestão da Informação e Cultura Digital nas PME Industriais de Portugal: comportamento, memória e inovação, que investigou as práticas de gestão da informação e o uso do digital em pequenas e médias empresas industriais das regiões Norte e Centro de Portugal. Baseado nos estudos exploratórios de Estrela (2016) e de Pessoa (2016) e nos dados estatísticos recolhidos, o projeto avaliou como essas empresas gerem a informação, o grau de recurso a sistemas informáticos, os procedimentos de segurança da informação adotados e se percecionam o arquivo como um ativo para a gestão empresarial.
Os dados foram recolhidos através de um inquérito administrado aos gestores de pequenas e médias empresas, abordando seis eixos temáticos: produção e organização da informação, adoção de tecnologias, privacidade e segurança, avaliação e memória, recursos humanos e gestão da informação e governança da informação. Os resultados obtidos evidenciam as dificuldades das pequenas e médias empresas na gestão da sua informação e de se dotarem de tecnologias digitais adequadas às suas necessidades, porque embora 96,9% das pequenas e médias empresas utilizem sistemas informáticos, constata-se a falta de integração dos diferentes sistemas usados. São, igualmente, identificadas lacunas na formação de profissionais capacitados, assim como desafios importantes em termos de segurança da informação dado que apenas 53,8% das empresas possuem responsáveis com esta função atribuída.
Tendo por base os resultados obtidos, é apresentado um conjunto de recomendações, entre as quais as necessidades de construir uma infraestrutura de tecnologia da informação capaz de suportar o processamento e armazenamento de dados de forma eficiente, de promover a qualidade da segurança da informação e o incremento de uma cultura organizacional orientada à informação e à sustentabilidade. É igualmente evidenciada a urgência de capacitar os gestores e os restantes trabalhadores a lidarem eficazmente com a informação porque o uso estratégico da informação pode impulsionar a sustentabilidade e competitividade das pequenas e médias empresas, sendo vital para sua adaptação à competitividade e às exigências atuais dos mercados. É também apresentada a proposta do modelo GIPMEI, o qual pretende, através da informação e de uma cultura organizacional orientada ao digital, auxiliar as empresas a melhorarem as suas práticas de gestão de informação e a adotarem tecnologias digitais adequadas à sua realidade e necessidades.
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