O Impacto da Inteligência Artificial na Gestão da Informação: Personalização e Recomendação de Conteúdo
DOI:
https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.5981Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Gestão da Informação, Personalização, Recomendação de ConteúdosResumo
Com este artigo, temos o objetivo de sublinhar a crescente importância que a Inteligência Artificial tem vindo a ter, especificamente, na área da Personalização e Recomendação de Conteúdo. Para que o objetivo seja cumprido, iremos efetuar uma revisão da literatura.
A utilização da Inteligência Artificial no campo da Gestão Documental, vem sublinhar um marco na mudança e na crescente evolução, mostrando conveniência na sua utilização aos utilizadores.
A Personalização e Recomendação de Conteúdo, geradas pela Inteligência Artificial (IA), transformaram significativamente a gestão da informação em diversas áreas. Com o crescimento exponencial de dados à disposição, a IA tornou-se essencial para filtrar, organizar e transmitir informações, de forma eficiente e particularizada para os utilizadores.
Palavras-chave: Personalização de Conteúdo; Inteligência Artificial; Gestão documental
Referências
Araújo, R. D. (2013). Distribuição e Personalização de Conteúdo Multimídia em Ambientes Educacionais Ubíquos. p. 105. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/ea5b557eafd21e37a5c2eca98a7ae27b/1?cbl=2026366&diss=y&pq-origsite=gscholar&parentSessionId=gpH61WlBYazBjW3qwO6Bt16c1t673vdumWIqfu%2BzfqA%3D
Barbosa, L. M., & Portes, L. A. (2023). A Inteligência Artificial. Associação Brasileira de Tecnologia Educacional, 16-27. Obtido em 26 de novembro de 2024, de https://abt-br.org.br/wp-content/uploads/2023/03/RTE_236.pdf#page=16
Câmara, E. F. G. O. B. D. (2023). Modelos de inteligência artificial aplicados na indústria 4.0. Disponível em: https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/24192/1/Tese_4336_v3.pdf
Correia, M. C. (2021). A importância do sistema de recomendação no serviço Streaming—O caso Netflix. Disponível em: https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/24186
Faria, A. (2024). Colour in Vision [Software]. Disponível em: https://colourinvasion.pt/etica-no-uso-da-ia-desafios-e-implicacoes-na-producao-de-conteudo/
Garcia, A., Motta, C., Santoro, F., Vivacqua, A., & Oliveira, J. (s.d.). Sistemas de Recomendação. p. 31. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Jonice-Oliveira/publication/328228374_Sistemas_de_Recomendacao/links/5bbf9ec5a6fdcc2c91f6ac1a/Sistemas-de-Recomendacao.pdf
Gomes, D. D. S. (2010). Inteligência Artificial: Conceitos e Aplicações. Disponível em: https://www.professores.uff.br/screspo/wp-content/uploads/sites/127/2017/09/ia_intro.pdf
Jerónimo, M. I. (Dezembro de 2020). Sistemas de Recomendação para Conteúdos de Aplicações Web [Dissertação de Mestrado]. p. 110. Disponível em: https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/6725/1/margarida_jeronimo_dissertacao.pdf
Leote, C. S. (2019). Solução de Recomendação de Conteúdos Personalizados [Dissertação de Mestrado]. p. 88. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/40435/1/ulfc125585_tm_Catarina_Leote.pdf
Lucas, A. d. (2009). Personalização para Televisão Digital utilizando a estratégia de Sistema de Recomendação para ambientes multiusuário [Dissertação de Mestrado]. p. 101. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/452/3290.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Marcondes, C. (2024). A Importância da Personalização na Criação de Conteúdo. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/import%C3%A2ncia-da-personaliza%C3%A7%C3%A3o-na-cria%C3%A7%C3%A3o-de-conte%C3%BAdo-marcondes-mn3zf/
Reategui, E. B., & Cazella, S. C. (2024). Sistemas de Recomendação. XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, (p. 43). Disponível em: https://citeseerx.ist.psu.edu/document?repid=rep1&type=pdf&doi=ff3756d0e7d480dd098b334df5006a740d11ce06
Reategui, E. B., Cazella, S. C., & Osório, F. S. (s.d.). Personalização de Páginas Web através dos Sistemas de Recomendação. Disponível em: https://osorio.wait4.org/publications/Reategui-et-al-IHC2006.pdf
Ribeiro, I. D. S. (2024). O uso da Inteligência Artificial no Marketing de Conteúdo. Disponível em: https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/26065/1/Ines_Ribeiro_MMKD_2024.pdf
Silva, J. L. D. (2021). SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA INDICAÇÕES DE LIVROS: UM ESTUDO DE CASO NA PLATAFORMA GOODREADS. Disponível em: https://rosario.ufma.br/jspui/bitstream/123456789/5293/1/JULIENELOBATODASILVA.pdf
Soares, M. M. (Julho de 2011). Sistemas de Recomendação e Personalização de Televisão [Dissertação de Mestrado]. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/ea5b557eafd21e37a5c2eca98a7ae27b/1?cbl=2026366&diss=y&pq-origsite=gscholar&parentSessionId=gpH61WlBYazBjW3qwO6Bt16c1t673vdumWIqfu%2BzfqA%3D
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Carolina Martins, Verónica Gomes, Filipa Serrana, Maria Correia

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.