Fake news e desinformação: Como a gestão da informação pode combater o problema
DOI:
https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.5978Palavras-chave:
fake news, Desinformação, Informação, Era DigitalResumo
A era digital revolucionou a forma como interagimos e obtemos informações, proporcionando um fluxo de dados e uma comunicação constante. Porém, essa facilidade também criou desafios como as fake news e a desinformação, o que dificulta a perceção da veracidade da informação que recebemos diariamente.
Este artigo aprofunda o tema das fake news e da desinformação, destacando como a gestão eficaz da informação pode combater estas problemáticas, através da aplicação de práticas que garantam a qualidade, a veracidade e a relevância das informações.
É notável que a propagação de fake news e de desinformação tornou-se um dos grandes desafios do século XXI, impulsionada pelo crescimento exponencial das redes sociais e pela rápida circulação da informação digital. Ao garantir que o fluxo de informação seja baseado em dados reais e relevantes, a sociedade estará preparada para enfrentar os desafios da era digital, promovendo um ambiente informativo mais transparente e que priorize o valor da verdade.
Neste contexto de mudanças paradigmáticas, o profissional da informação precisa de estar capacitado para gerir a informação de forma eficiente, garantir a fiabilidade das suas fontes e adotar uma postura crítica de si mesmo, procurando sempre estar atualizado.
Palavras-chave: Fake news, desinformação, gestão da informação, era digital, redes sociais, etc.
Referências
Carvalho, P. R., Castro, P. C. C. d., & Schneider, M. A. F. (2021). Desinformação na pandemia de Covid-19: similitudes informacionais entre Trump e Bolsonaro. Em Questão, 27(3), 15–41. Doi:10.19132/1808-5245273.15-41
Braga, A. (2000). A Gestão da Informação. Millenium, (19), 1-10. Retrieved from https://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/903
Casquinho, M., Vasconcelos, A., Moreno, J., Cardoso, G., Palma, N., Paisana, M., & Martinho, A. P. (2024). Europeias 2024: Amplificação do discurso político online e desinformação em Portugal. Publicações OberCom, 2-52. Retrieved from https://iberifier.eu/app/uploads/2024/11/EuropeiasPT-2.pdf
Cerigatto, M. P. (2020). Unindo media literacy e information literacy na era da desinformação: Habilidades para lidar com as fake news. Comunicação Pública, 15(28), 1-17. Doi:10.4000/cp.6143
Couraceiro, P., Paisana, M., Pais, P. C., Cardoso, G., & Baldi, V. (2019). Fake News em ano eleitoral: Portugal em linha com a UE. Publicações OberCom, 2-57. Retrieved from https://obercom.pt/wp-content/uploads/2019/10/FakeNews_OberCom_2019.pdf
Falcão, P., & Souza, A. B. (2021). Pandemia de desinformação: as fake news no contexto da Covid-19 no Brasil. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, 15(1), 55-71. Doi:10.29397/reciis.v15i1.2219
International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). (2011). Recomendações da IFLA sobre literacia informacional e mediática. Retrieved from http://www.ifla.org/files/assets/information-literacy/publications/media-infolitrecommendes.pdf
Sacramento, I., Monari, A. C. P., & Chen, X. (2020). O vírus do morcego: fake news e estereotipagem dos hábitos alimentares chineses no contexto da Covid-19. Revista Comunicação & Inovação, 21(47), 82-98. Doi:10.13037/ci.vol21n47.7285
Silva, J. Ed. (2022). O papel do profissional da informação no combate e enfrentamento da desinformação: Sob uma perspectiva para os arquivistas e bibliotecários. EDICIC, 2(3), 1-16. Retrieved from https://dialnet.unirioja.es/servlet/oaiart?codigo=9655539
Silva, I. (2020). “Bota fogo nesses vagabundos!”: Entextualizações de xenofobia na trajetória textual de uma fake news. Trabalhos em Linguística Aplicada, 59(3), 2123–2161. Doi:10.1590/01031813829331620201106
Sintra, M. C. D. (2019). Fake News e a Desinformação: perspetivar comportamentos e estratégias informacionais (Master's thesis, Universidade Nova de Lisboa). Retrieved from http://hdl.handle.net/10362/79564
Spudeit, D. (2023). O desenvolvimento da competência em informação para combater notícias falsas. Revista ACB, 28(1), 1–28. Retrieved from https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1925
Tobias, M. S., & Delfini Corrêa, E. C. (2019). O paradigma social da Ciência da Informação: o fenômeno da pós-verdade e as fake news nas mídias sociais. Revista ACB, 24(3), 560–579. Retrieved from https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1529
Vieira, A. R. (2024). A Comunicação na era da desinformação: a inverdade da atualidade. The Trends Hub, (4), 1-9. Doi:10.34630/tth.vi4.5680
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Inês Bastos, Joana Martins, Joana Monteiro, Sara Neto

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.