Avaliação de Fontes Deinformação : Redes sociais e Desinfodemia
DOI:
https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.5494Palavras-chave:
Avaliação de fontes de informação, Redes sociais, Desinfodemia, Notícias falsasResumo
Nos nossos dias, o acesso à informação por parte de utilizadores ávidos de saber sobrepõe-se à qualidade da mesma. A avaliação das fontes é o garante para uma base informacional confiável, sem desinformação.
As redes sociais desempenham um papel central na disseminação da informação dada a sua capacidade de alcançar um público massivo em tempo real, no entanto o risco de desinformação é elevado. As notícias falsas (fake news) são o flagelo da era da informação, sendo o termo desinfodemia usado para ilustrar o impacto global desse problema.
Este trabalho tem como objetivos analisar a avaliação de fontes de informação, com ênfase na disseminação de notícias falsas nas redes sociais e respetiva desinfodemia, identificar os critérios que confirmam a credibilidade dessas fontes, e apontar conclusões e perspetivas futuras.
A revisão da literatura em plataformas agregadoras e a combinação de palavras-chave, com intervalo temporal 2013-2023, devolveu sobretudo artigos científicos e teses apresentados por ordem de relevância. Após leitura dos títulos, foram escolhidos os que se mostraram pertinentes, cujos resumos, conclusões e excertos foram analisados.
Conclui-se que o neologismo desinfodemia entrou no léxico da informação durante a pandemia COVID-19. Sendo as redes sociais o veículo ideal para a disseminação de fake news, a credibilidade da informação e a tomada de decisões informadas ficam comprometidas, tornando imprescindível a avaliação das fontes. A promoção da credibilidade nas redes sociais é vital para a construção de uma sociedade informada, ética e resistente à disseminação de notícias falsas. Esta é uma preocupação antiga que continua atual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Alice Santos, Gonçalo Nogueira, Liliana Rodrigues, Santiago Melo

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.