Análise Bibliométrica das Publicações do CEOS.PP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.5489

Palavras-chave:

Bibliometria, Analytics, Bases de dados, Métricas de produção científica, Fator de Impacto.

Resumo

Com a revolução tecnológica que se iniciou no século XX, existiu a necessidade de recorrer a métricas que fossem capazes de avaliar o trabalho produzido pelos investigadores. Neste sentido, a Bibliometria surge como uma técnica quantitativa e estatística que, para além de avaliar a qualidade da produção científica, de acordo com determinados indicadores, vai também ajudar a perceber a incidência das várias áreas temáticas, tornando-se uma análise fulcral tanto para a comunidade científica como para a sua área de estudo (Costa, et al, 2012).

Para se realizarem estes estudos bibliométricos é necessário recorrer a ferramentas, tais como bases de dados, capazes de sintetizar informação relevante sobre estas métricas. Para este estudo, a informação utilizada foi retirada da Web of Science, da Scopus e da SCImago.

A Web of Science é uma das maiores, e mais importantes bases de dados agregadoras de produções científicas a nível global. A Web of Science atribui o Fator de Impacto (IF) que é calculado com base no número de citações que determinada revista científica teve, num período de dois anos. Todos os anos é emitido um relatório, Journal Citation Reports (JCR), com as publicações indexadas nas coleções desta base de dados, o seu respetivo fator de impacto assim como outras métricas. É importante notar que, para uma avaliação mais justa da importância da produção científica não basta avaliar apenas o fator de impacto, sendo assim recomendado o uso integrado de várias métricas. (Roldan-Valadez et al. 2018).

A Scopus é outra base de dados que reúne produção científica mundial, avaliando cada publicação com a métrica Citescore, que é calculada com base na média do número de citações, por documento, em relação à publicação científica, durante um período de 4 anos. O Citescore e o Fator de Impacto estão fortemente correlacionados, embora em algumas áreas o Citescore atinja valores superiores. (Okagbue & Teixeira da Silva, 2020).

A SCImago utiliza as informações fornecidas pela Scopus e avalia, não só a qualidade, como a influência das publicações científicas, através do indicador SCImago Journal Rank (SJR). Daqui é possível obter informação sobre a incidência das áreas temáticas da publicação, estas são avaliadas por quartis: Q1, Q2, Q3 e Q4, em que Q1 é o valor mais alto de referência, o que significa que a publicação tem um melhor desempenho, tendo mais relevância na sua área temática.

Este estudo apresenta uma análise bibliométrica das publicações dos investigadores do Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto (CEOS.PP) entre 2020 e 2022. Foram considerados 890 publicações, das quais artigos publicados em revista científica, artigos publicados em atas de conferência, livros e capítulos de livros.

Foram identificados 233 artigos indexados na SCImago com índices SJR a variar entre 0,102 e 2,895, com um índice médio de 0,38. Destes, 55 artigos foram avaliados em Q1 e 122 em Q2. Relativamente à Scopus, o CiteScore teve uma média de 2,469 com um máximo de 16. Na Web of Science foram registados 140 artigos, dos quais 87 estão indexados com Fator de impacto, tendo este uma média de 2,765.

Foram ainda identificadas as áreas com maior número de publicações indexadas: Ciências Empresariais, Sistemas de Informação, Economia, Educação e Sustentabilidade.

Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT - Fundação para Ciência e a Tecnologia, I.P, no âmbito do projeto UIDB/05422/2020.

Referências

Costa, T., Lopes, S., Fernández-Llimós, F., Amante, M. J., & Lopes, P. F. (2012). A Bibliometria e a Avaliação da Produção Científica: indicadores e ferramentas. Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. http://hdl.handle.net/10400.26/4620

Okagbue, H. I., & da Silva, J. A. (2020). Correlation between the CiteScore and Journal Impact Factor of top-ranked library and information science journals. Scientometrics (Vol. 124, Número 1, pp. 797–801). Springer Netherlands. https://doi.org/10.1007/s11192-020-03457-x

Roldan-Valadez, E., Salazar-Ruiz, S. Y., Ibarra-Contreras, R., & Rios, C. (2018). Current concepts on bibliometrics: a brief review about impact factor, Eigenfactor score, CiteScore, SCImago Journal Rank, Source-Normalised Impact per Paper, H-index, and alternative metrics. Irish Journal of Medical Science (Vol. 188, Número 3, pp. 939–951). Springer London. https://doi.org/10.1007/s11845-018-1936-5

Publicado

2025-04-01

Como Citar

Mota, R., Nogueira, D., Lopes, C., & Azevedo, A. (2025). Análise Bibliométrica das Publicações do CEOS.PP . Encontros Da Licenciatura Em Ciências E Tecnologias Da Documentação E Informação. https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.5489