3C@CTDI – Colaboração, Contribuição e Comunidade em CTDI
DOI:
https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4634Palavras-chave:
Ensino distribuído, Ambientes de aprendizagem colaborativos, e/b-learning, Web 2.0, Content management systems, Blogues, Wikis, Tagging, Social bookmarking, Social networking, Produção científicaResumo
Com a popularidade das aplicações Web 2.0, parte da (r)evolução que tem alterado a maneira como nos relacionamos com a Internet, deixamos de ser meros consumidores de informação e passamos a ter um papel activo e interventivo na sua produção e publicação. Os docentes do curso de Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação (CTDI) preparam-se para tirar partido deste tipo de aplicações como complemento da sua actividade.
Neste contexto, é apresentado o Grupo de Investigação PIGeCo que pretende, por um lado, implementar a utilização de ferramentas Web 2.0 de modo a que se consigam atingir as premissas que actualmente regem a nova geração web (colaboração, contribuição, comunidade), aplicando-as à actividade lectiva e, por outro, o estímulo da produção científica dos docentes e académica dos alunos bem como a sua posterior análise.
É efectuado um ponto de situação dos projectos em curso e discutem-se as expectativas esperadas.
Por fim, é efectuada uma análise das perspectivas e ambições futuras do grupo.
Referências
BAYRAM, Ozlem; ATILGAN, Dogan; ARSLANTEKIN, Sacit - An Institutional Repository Initiative and Issues Concerning Metadata. Current Research in Information Sciences and Technologies, Multidisciplinary Approaches to Global Information Systems, Vol. I, Actas da InSciT2006 I International Conference on Multidisciplinary Information Sciences and Technologies, Mérida, Outubro 2006.
BERRY, Milles - Knowledge management in education and the contribution of Virtual Learning Environments. Computer Education 112, Spring 2006. Disponível em WWW: http://elgg.net/mberry/files/-1/4939/Knowledge%20Management.pdf > e http://elgg.net/mberry/weblog/11076.html>
INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO – Anuário Científico. Porto : IPP, 2004.
LEYESDORFF, Loet – The challenge of Scientometrics: the development, measurement and self-organization of scientific communications. Netherlands: DSWO Press, 1995.
MALHOTRA, Y., GALLETTA, D. F. - Building Systems That Users Want To Use. Communications of the ACM December 2004/Vol. 47, No. 12. Disponível em WWW: http://www.kmnetwork.com/ITUseCACM.pdf>
MALTRAS BARBA, Bruno - Los indicadores bibliometricos: fundamentos y aplicación al analisis de la ciencia. Gijon : Trea, 2003.
MARTINS, Susana, OLIVEIRA, Lino; CARVALHO, Milena; SILVA, Cândida; - Observatório de Investigação e Desenvolvimento - ESEIG, Proposta de Projecto. Dezembro de 2006.
MILAM, John H., Jr. - Knowledge Management for Higher Education. ERIC Digest. Disponível em WWW: http://www.ericdigests.org/2003-1/higher.htm>
MILLER, Paul - Web 2.0: Building the New Library. Ariadne Issue 45. Disponível em WWW: http://www.ariadne.ac.uk/issue45/miller>
MILLER, Paul – What is Web 2.0? Ideas, Technologies and Implications for Education. JISC Technology and Standards Watch, Fevereiro 2007
OCDE – Manual de Frascati: medicion de las actividades cientificas e tecnologicas : propuesta de norma pratica para encuestas de investigación y desarrollo experimental. Madrid: FECYT, 2003.
O'REILLY, Tim - What Is Web 2.0 - Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software. O'Reilly Network. Disponível em WWW: http://www.oreillynet.com/pub/a/oreilly/tim/news/2005/09/30/what-is-web-20.html>
SILVA, Cândida; OLIVEIRA, Lino; CARVALHO, Milena; MARTINS, Susana – Plataforma Integrada de Gestão de Conteúdos – CTDI, Proposta de Projecto. Dezembro 2006.
STUMPF, Ida Regina Chitto – Passado e futuro das revistas científicas. In Ciência da Informação. Vol. 25, n.º 3, 1996. Disponível em http://www.ibict.br/cionline/include/getdoc.php?id=846&article=504&mode=pdf>. Consultado em 26 de Junho 2005.
TRAMULLAS, Jesús – Software libre para gestión de recursos de información digital. Actas do Encuentro Internacional sobre Conocimiento Libre - II Conferencia Internacional de Software Libre, Mérida, Outubro de 2005.
UBON, Adisorn Na; KIMBLEM, Chris – Knowledge Management in Online Distance Education. Networked Learning 2002. Disponível em WWW: http://www.cs.york.ac.uk/mis/docs/km_in_olde.pdf>
VAZ DE CARVALHO, Carlos (org) – e-learning e formação avançada – Casos de sucesso no Ensino Superior da Europa e América Latina. Edições Politema, Colecção Estudos, Fevereiro 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Actas do Encontro de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.