3C@CTDI – Colaboração, Contribuição e Comunidade em CTDI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4634

Palavras-chave:

Ensino distribuído, Ambientes de aprendizagem colaborativos, e/b-learning, Web 2.0, Content management systems, Blogues, Wikis, Tagging, Social bookmarking, Social networking, Produção científica

Resumo

Com a popularidade das aplicações Web 2.0, parte da (r)evolução que tem alterado a maneira como nos relacionamos com a Internet, deixamos de ser meros consumidores de informação e passamos a ter um papel activo e interventivo na sua produção e publicação. Os docentes do curso de Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação (CTDI) preparam-se para tirar partido deste tipo de aplicações como complemento da sua actividade.
Neste contexto, é apresentado o Grupo de Investigação PIGeCo que pretende, por um lado, implementar a utilização de ferramentas Web 2.0 de modo a que se consigam atingir as premissas que actualmente regem a nova geração web (colaboração, contribuição, comunidade), aplicando-as à actividade lectiva e, por outro, o estímulo da produção científica dos docentes e académica dos alunos bem como a sua posterior análise.
É efectuado um ponto de situação dos projectos em curso e discutem-se as expectativas esperadas.
Por fim, é efectuada uma análise das perspectivas e ambições futuras do grupo.

Biografias Autor

Cândida Silva, Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG)

Licenciou-se em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho (UMinho).
É Mestre em Engenharia Industrial, ramo Logística e Distribuição, também pela UMinho.
Trabalhou na Enabler Informática, Sa como Analista/Programador de Sistemas.
É docente do Ensino Superior Politécnico desde Setembro de 2003 e na ESEIG desde Outubro de 2005. No curso de CTDI lecciona matérias relacionadas com Tecnologias de Informação e Comunicação.
É uma das impulsionadores do Grupo PIGeCo - Projectos Integrados de Gestão de Conteúdos e do ObIDe - Observatório de Investigação e Desenvolvimento.

Lino Oliveira, Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG)

Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e foi investigador no INESC Porto e no CERN em Genebra, nas áreas de redes de computadores e desenvolvimento de software.
É docente do Ensino Superior desde 1991 e na ESEIG desde 2003. No curso de CTDI lecciona matérias relacionadas com Tecnologias de Informação e Comunicação.
É um entusiasta da utilização da Internet nas actividades lectivas e, por isso, utiliza desde há muito a Web para suporte das disciplinas que lecciona.
Presentemente, está a desenvolver trabalho de investigação para o seu Doutoramento em Informática pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT), acerca do tema "Plataformas de Conteúdos e Aplicações Web 2.0 – Impacto da sua Utilização no Processo de Ensino/Aprendizagem em Instituições de Ensino Superior".
É um dos impulsionadores do Grupo PIGeCo - Projectos Integrados de Gestão de Conteúdos e do ObIDe - Observatório de Investigação e Desenvolvimento.
Participa activamente em diversas redes sociais, algumas delas relacionadas com a utilização da Web 2.0 na Educação.
Por brincadeira, gosta de denominar-se Web 2.0 in Education Evangelist.

Milena Carvalho, Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG)

Licenciou-se em Estudos Europeus pela Universidade Moderna.
Possui uma Pós-Graduação em Ciências Documentais, variante Arquivo pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e uma Pós-Graduação em Recursos Humanos pela Universidade Moderna (UM).
Actualmente prepara a dissertação do Mestrado em Arquivologia na Universidade de Évora (UE), subordinada ao tema “Organização da Informação do Arquivo Pessoal Barbedo de Magalhães - Aplicação do Modelo Sistémico - Estudo de caso”.
É docente do Ensino Superior Politécnico desde 2003. No curso de CTDI lecciona matérias nas áreas de Planeamento, Gestão de Recursos, Informação e Arquivo.
É uma das impulsionadores do Grupo PIGeCo - Projectos Integrados de Gestão de Conteúdos e do ObIDe - Observatório de Investigação e Desenvolvimento.

Susana Martins, Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG)

Licenciou-se em História, variante História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).
É Pós-Graduada em Ciências Documentais, variante Bibliotecas e Centros de Documentação pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT).
É doutoranda em "Documentación y Información científica" na Facultad de Biblioteconomia y Documentación da Universidad de Granada (UGr); é detentora do Diploma de Período de Docência do referido Curso de Doutoramento e actualmente encontra-se a aguardar defesa da tese intitulada " A Produção Científica Portuguesa 1990-2001: indicadores sócio-económicos" relativa ao Diploma de Estudios Avanzados.
É docente do Ensino Superior Politécnico desde 2002. No curso de CTDI lecciona matérias relacionadas com a área da Organização e Representação da Informação.
É uma das impulsionadoras do Grupo PIGeCo - Projectos Integrados de Gestão de Conteúdos e do ObIDe - Observatório de Investigação e Desenvolvimento.

Referências

BAYRAM, Ozlem; ATILGAN, Dogan; ARSLANTEKIN, Sacit - An Institutional Repository Initiative and Issues Concerning Metadata. Current Research in Information Sciences and Technologies, Multidisciplinary Approaches to Global Information Systems, Vol. I, Actas da InSciT2006 I International Conference on Multidisciplinary Information Sciences and Technologies, Mérida, Outubro 2006.

BERRY, Milles - Knowledge management in education and the contribution of Virtual Learning Environments. Computer Education 112, Spring 2006. Disponível em WWW: http://elgg.net/mberry/files/-1/4939/Knowledge%20Management.pdf > e http://elgg.net/mberry/weblog/11076.html>

INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO – Anuário Científico. Porto : IPP, 2004.

LEYESDORFF, Loet – The challenge of Scientometrics: the development, measurement and self-organization of scientific communications. Netherlands: DSWO Press, 1995.

MALHOTRA, Y., GALLETTA, D. F. - Building Systems That Users Want To Use. Communications of the ACM December 2004/Vol. 47, No. 12. Disponível em WWW: http://www.kmnetwork.com/ITUseCACM.pdf>

MALTRAS BARBA, Bruno - Los indicadores bibliometricos: fundamentos y aplicación al analisis de la ciencia. Gijon : Trea, 2003.

MARTINS, Susana, OLIVEIRA, Lino; CARVALHO, Milena; SILVA, Cândida; - Observatório de Investigação e Desenvolvimento - ESEIG, Proposta de Projecto. Dezembro de 2006.

MILAM, John H., Jr. - Knowledge Management for Higher Education. ERIC Digest. Disponível em WWW: http://www.ericdigests.org/2003-1/higher.htm>

MILLER, Paul - Web 2.0: Building the New Library. Ariadne Issue 45. Disponível em WWW: http://www.ariadne.ac.uk/issue45/miller>

MILLER, Paul – What is Web 2.0? Ideas, Technologies and Implications for Education. JISC Technology and Standards Watch, Fevereiro 2007

OCDE – Manual de Frascati: medicion de las actividades cientificas e tecnologicas : propuesta de norma pratica para encuestas de investigación y desarrollo experimental. Madrid: FECYT, 2003.

O'REILLY, Tim - What Is Web 2.0 - Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software. O'Reilly Network. Disponível em WWW: http://www.oreillynet.com/pub/a/oreilly/tim/news/2005/09/30/what-is-web-20.html>

SILVA, Cândida; OLIVEIRA, Lino; CARVALHO, Milena; MARTINS, Susana – Plataforma Integrada de Gestão de Conteúdos – CTDI, Proposta de Projecto. Dezembro 2006.

STUMPF, Ida Regina Chitto – Passado e futuro das revistas científicas. In Ciência da Informação. Vol. 25, n.º 3, 1996. Disponível em http://www.ibict.br/cionline/include/getdoc.php?id=846&article=504&mode=pdf>. Consultado em 26 de Junho 2005.

TRAMULLAS, Jesús – Software libre para gestión de recursos de información digital. Actas do Encuentro Internacional sobre Conocimiento Libre - II Conferencia Internacional de Software Libre, Mérida, Outubro de 2005.

UBON, Adisorn Na; KIMBLEM, Chris – Knowledge Management in Online Distance Education. Networked Learning 2002. Disponível em WWW: http://www.cs.york.ac.uk/mis/docs/km_in_olde.pdf>

VAZ DE CARVALHO, Carlos (org) – e-learning e formação avançada – Casos de sucesso no Ensino Superior da Europa e América Latina. Edições Politema, Colecção Estudos, Fevereiro 2006.

Downloads

Publicado

2022-06-22

Como Citar

Silva, C., Oliveira, . L., Carvalho, M., & Martins, S. (2022). 3C@CTDI – Colaboração, Contribuição e Comunidade em CTDI. Encontros Da Licenciatura Em Ciências E Tecnologias Da Documentação E Informação. https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4634