Dificuldades na Recuperação da Informação em Bibliotecas Escolares

Autores

  • Jorge Arrimar Coordenação da Rede Interconcelhia de Bibliotecas Escolares dos Concelhos de Almada e Seixal

DOI:

https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4632

Palavras-chave:

Bibliotecas escolares, Indexação, Tratamento documental, Recuperação de informação

Resumo

É bastante complexa a realidade das bibliotecas escolares quanto ao tratamento técnico documental, nomeadamente, quanto aos processos de análise, indexação e recuperação da informação. Contudo, em grande parte delas os documentos (sobretudo as monografias) percorrem quase todo o circuito técnico, só não chegando à indexação. Qual a razão desta situação? Que dificuldades se levantam aos professores bibliotecários na assunção desta tarefa tão importante em qualquer biblioteca? Para além da mais evidente – trata-se da tarefa técnica mais complicada, dirigida ao conteúdo do documento, à sua componente intelectual – não tem havido, nos últimos tempos, uma mesma ideia quanto à política de indexação a seguir e aos instrumentos a utilizar. Várias razões estão na base desta realidade, das quais destacamos duas: a maior parte dos professores destacados nas BE não têm formação técnica, de nível superior, nesta área; as escolas têm um público utilizador muito heterogéneo (do pré-escolar ao pré-universitário), tanto em termos etários, como em termos de conhecimentos e de interesses.

Biografia Autor

Jorge Arrimar, Coordenação da Rede Interconcelhia de Bibliotecas Escolares dos Concelhos de Almada e Seixal

Jorge Manuel de Abreu Arrimar possui a Lic. em História (1981), Pós-Grad. em Ciências Documentais (1983), Dout. em História Moderna (2007), Diploma de Estudos Avançados em Documentação e Informação (2009), encontrando-se em fase de elaboração da sua tese de dout. nesta última área. No âmbito das bibliotecas exerceu, entre outras, as seguintes funções: Coordenador da Biblioteca do Complexo Escolar de Macau (1986-87); Subdirector da Biblioteca Nacional de Macau (1987-1988); Director da Biblioteca Nacional /Central de Macau (1988-1998); Coordenador Interconcelhio para as Bibliotecas Escolares (2006-10); professor na Universidade Lusófona. É autor/coord. de vários títulos nas áreas da Literatura, História e Bibliotecas/Biblioteconomia. Nesta última destacam-se as publicações seguintes: 1. (autor) - Macau, suas Bibliotecas e Documentos, “Revista de Cultura”, nº3 (1987); A Biblioteca Central de Macau (1992); A Biblioteca Central de Macau : das origens à rede de bibliotecas públicas, “Cadernos BAD, nº1 (1994); A Biblioteca Central de Macau: cem anos de História, “RC”, nº22 (1995). 2. (coord.) - Boletim Bibliográfico de Macau (1988-1998); Boletim Bibliográfico : Literatura Portuguesa (1991-1996); Classificação Decimal Universal : CDU (ed. chin./por. simpl., 1997); Índices da Revista Macau (2000).

Foi vice-presidente da comissão organizadora do I Encontro Internacional de Bibliotecários em Macau (1995).

Downloads

Publicado

2022-06-22

Como Citar

Arrimar, J. (2022). Dificuldades na Recuperação da Informação em Bibliotecas Escolares. Encontros Da Licenciatura Em Ciências E Tecnologias Da Documentação E Informação. https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4632