Dificuldades na Recuperação da Informação em Bibliotecas Escolares
DOI:
https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4632Palavras-chave:
Bibliotecas escolares, Indexação, Tratamento documental, Recuperação de informaçãoResumo
É bastante complexa a realidade das bibliotecas escolares quanto ao tratamento técnico documental, nomeadamente, quanto aos processos de análise, indexação e recuperação da informação. Contudo, em grande parte delas os documentos (sobretudo as monografias) percorrem quase todo o circuito técnico, só não chegando à indexação. Qual a razão desta situação? Que dificuldades se levantam aos professores bibliotecários na assunção desta tarefa tão importante em qualquer biblioteca? Para além da mais evidente – trata-se da tarefa técnica mais complicada, dirigida ao conteúdo do documento, à sua componente intelectual – não tem havido, nos últimos tempos, uma mesma ideia quanto à política de indexação a seguir e aos instrumentos a utilizar. Várias razões estão na base desta realidade, das quais destacamos duas: a maior parte dos professores destacados nas BE não têm formação técnica, de nível superior, nesta área; as escolas têm um público utilizador muito heterogéneo (do pré-escolar ao pré-universitário), tanto em termos etários, como em termos de conhecimentos e de interesses.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Actas do Encontro de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.