O Portal do Cidadão e o futuro da administração electrónica
DOI:
https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4630Palavras-chave:
Web 2.0, Administração electrónica, Open Government Data, Serviço de informaçãoResumo
Enquadrado na estratégia de implementação de um ponto único de contacto com o Cidadão, o Portal do Cidadão assume-se, desde 2004, no canal Web, como o ponto de acesso por excelência dos serviços públicos electrónicos, agregando informação diversificada da Administração Pública e procurando disponibilizá-la de forma orientada às necessidades efectivas dos utilizadores. Nesse sentido, a taxionomia do Portal evoluiu rapidamente para uma visão organizada por eventos da vida do Cidadão, com temas próximos à vida quotidiana, permitindo uma navegação intuitiva e amigável.
Procurando garantir o aproveitamento de novos conceitos de relacionamento através da Web, o Portal evoluiu, também, para a disponibilização de serviços transaccionais complexos, como a “Alteração de Morada” ou para serviços simples, baseados na lógica Web 2.0, como a iniciativa “A Minha Rua”, paradigma da aproximação da Administração ao Cidadão ao permitir o contacto directo com o poder local.
Estes e outros serviços similares são reveladores do futuro da administração electrónica em Portugal.
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