Uma nova agenda digital para a competitividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4627

Palavras-chave:

TIC, Competências digitais, Agenda Digital

Resumo

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) constituem-se como um instrumento essencial para aumentar os níveis de produtividade da economia, bem como para alcançarmos uma sociedade mais inclusiva. As TIC contribuem também para uma maior democratização no acesso à informação, estimulando a produção sem precedentes de novo conhecimento, essencial para o processo de inovação. Actualmente os modelos de competitividade assentam na criatividade, no conhecimento e na inovação, tornando-se clara a importância da aquisição de competências tecnológicas e digitais (eSkills), cada vez mais fundamentais para o aprofundamento da sociedade do conhecimento e para alcançar uma competitividade sustentável da nossa economia, que se mostra cada vez mais global e interligada.

As TIC e as competências digitais são transversais a todas as empresas, estimulando as redes de colaboração dentro e entre as organizações, favorecendo o processo de inovação. É neste contexto que se justifica o desenvolvimento, em Portugal, de um Compromisso para uma Agenda Digital, que integre os esforços públicos e privados que têm vindo a ser desenvolvidos nos últimos anos.

Biografia Autor

António Bob Santos, Gabinete do Secretário de Estado da Energia e da Inovação

António Bob Santos, 34 anos, licenciado em Economia pelo ISCTE (área Economia da Inovação) e com Mestrado em Ciências do Trabalho. Tem desempenhado funções na área da Inovação desde 2001, nomeadamente no Gabinete do PROINOV (Programa Integrado de Apoio à Inovação), UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento (área Inovação) e Gabinete do Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico (2005-2009). Na UMIC concebeu e desenvolveu projectos como a b-On (Biblioteca do Conhecimento Online), NEOTEC ou as OTIC. Desde Outubro de 2009, é Adjunto do Secretário de Estado da Energia e Inovação (Ministério da Economia). Foi ainda coordenador da Rede Nacional de Centros de Recursos em Conhecimento (INOFOR). Co-autor, entre outras publicações, de “Para uma Política de Inovação em Portugal” (Coord. M.J. Rodrigues, Publ. Dom Quixote, 2003) e “Mapear Conhecimento e Inovação em Portugal: uma proposta para um sistema de indicadores e um programa de observação” (UMIC, Presidency of the Council of Ministers, 2003). Autor de vários artigos sobre Inovação, Sociedade do Conhecimento e Qualificações.

Downloads

Publicado

2022-06-22

Como Citar

Santos, A. B. (2022). Uma nova agenda digital para a competitividade. Encontros Da Licenciatura Em Ciências E Tecnologias Da Documentação E Informação. https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4627