Uma nova agenda digital para a competitividade
DOI:
https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4627Palavras-chave:
TIC, Competências digitais, Agenda DigitalResumo
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) constituem-se como um instrumento essencial para aumentar os níveis de produtividade da economia, bem como para alcançarmos uma sociedade mais inclusiva. As TIC contribuem também para uma maior democratização no acesso à informação, estimulando a produção sem precedentes de novo conhecimento, essencial para o processo de inovação. Actualmente os modelos de competitividade assentam na criatividade, no conhecimento e na inovação, tornando-se clara a importância da aquisição de competências tecnológicas e digitais (eSkills), cada vez mais fundamentais para o aprofundamento da sociedade do conhecimento e para alcançar uma competitividade sustentável da nossa economia, que se mostra cada vez mais global e interligada.
As TIC e as competências digitais são transversais a todas as empresas, estimulando as redes de colaboração dentro e entre as organizações, favorecendo o processo de inovação. É neste contexto que se justifica o desenvolvimento, em Portugal, de um Compromisso para uma Agenda Digital, que integre os esforços públicos e privados que têm vindo a ser desenvolvidos nos últimos anos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Actas do Encontro de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.