e-learning 2.0

Autores

  • Vitor Santos Instituto Piaget

DOI:

https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4624

Palavras-chave:

E-learning, Web 2.0, Comunidades de aprendizagem, Jogo

Resumo

Nesta comunicação serão abordadas questões relativas à nova geração de e-learning , denominada comummente , por e-learning 2.0 ou por social e-learning. O e-learning 2.0 promete a eliminação das barreiras físicas, sociais e culturais levando o conhecimento para qualquer lugar, quer seja na empresa ou em casa, proporcionando maior gosto e motivação pela aprendizagem e aproximando as pessoas pela criação de comunidades de aprendizagem que partilhem os mesmos gostos e interesses.

Serão analisados os potenciais das ferramentas que suportam a Web 2.0, discutindo as suas vantagens no apoio ao ensino e à formação ao longo da vida e no desenho de novos modelos para o mundo virtual da e-formação e do e-ensino. No final serão apresentadas duas arquitecturas concretas de plataformas de e-learning 2.0.

Biografia Autor

Vitor Santos, Instituto Piaget

Vitor Santos, desempenha as funções de Academic Computer Science Program Manager na Microsoft Portugal, sendo responsável por desenvolver acções de ajuda à investigação, inovação e ensino nas Universidades Portuguesas, suportando o acesso às tecnologias, plataformas e ferramentas da Microsoft e por encorajar o desenvolvimento de profissionais de excelência.

É Professor Auxiliar convidado na Universidade Lusófona (ULHT) e no Instituto Piaget leccionando as disciplinas de "Compiladores," Inteligência Artificial I e II ” e Sistemas Digitais” nos Cursos de Engenharia Informática e Informática. Integra vários comités científicos de conferências nacionais e internacionais e é autor de diversos artigos académicos.

Vitor Santos é licenciado em Engenharia Informática pela Cocite, pós graduado em Ciências da Computação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, mestre em Sistemas de Informação pela Universidade do Minho e detêm um DEA (Diploma de Estudos Avançados) pela Universidade do Minho. Encontra-se actualmente a frequentar 2ª ano Programa Doutoral em Tecnologias e Sistema de Informação da Universidade do Minho.

Referências

Bottentuit Junior, J. B.; Coutinho C. P. Do e-learning tradicional para o elearning 2.0. Revista Paidéi@, Unimes Virtual, Volume 1, número 2, dez.2008. Disponível em: http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br. Acesso em: 21-04-2009.

Castells, Manuel. A Galáxia Internet: Reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2004.

Downes, Stephen (03-02-2007). What Connectivism Is. Half an Hour. Disponível em http://halfanhour.blogspot.com/2007/02/what-connectivism-is.html. Acesso em: 23-04-2009.

Downes, Stephen (16-10-2006). Learning Networks and Connective Knowledge. Instructional Technology Forum. Disponível em http://it.coe.uga.edu/itforum/paper92/paper92.html Acesso em: 23-04-2009

Gomes, M.J. "Desafios do e-learning : do conceito à práticas," Challenges’05, Centro de Competência da Universidade do Minho, Braga, 2005, pp. 229-236.

Mota, José Carlos “Pedagogia do E-learning - Da Web 2.0 ao e-learning 2.0: Aprender na Rede”. Tese de Mestrado, Universidade Aberta, 2009.

Santos, A. Ensino à distância & Tecnologias de Informação - e-learning FCA Editora, Lisboa 2000.

Santos, V., and Amaral, L. "O jogo e a alternância de papéis formando/formador como facilitadores do processo de aprendizagem nas organizações " in: 7ª CAPSI, APSI, Aveiro 2007.

Santos, V., and Tavares, C. "O jogo como elemento facilitador da alternância de papeis formando/formador em comunidades de aprendizagem," in: eLES04 - Conferência elearning no Ensino Superior, Aveiro, 2004.

Siemens, George (12-12-2004). Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age. elearnspace. Disponível em http://www.elearnspace.org/Articles/connectivism.htm. Acesso em: 21-04-2009.

White, B. Is Web 2.0 the Future of the Web? Comunicação oral apresentada no EDMedia 2007. Vancouver, CA: AACE.

Downloads

Publicado

2022-06-22

Como Citar

Santos, V. (2022). e-learning 2.0. Encontros Da Licenciatura Em Ciências E Tecnologias Da Documentação E Informação. https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4624