e-learning 2.0
DOI:
https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4624Palavras-chave:
E-learning, Web 2.0, Comunidades de aprendizagem, JogoResumo
Nesta comunicação serão abordadas questões relativas à nova geração de e-learning , denominada comummente , por e-learning 2.0 ou por social e-learning. O e-learning 2.0 promete a eliminação das barreiras físicas, sociais e culturais levando o conhecimento para qualquer lugar, quer seja na empresa ou em casa, proporcionando maior gosto e motivação pela aprendizagem e aproximando as pessoas pela criação de comunidades de aprendizagem que partilhem os mesmos gostos e interesses.
Serão analisados os potenciais das ferramentas que suportam a Web 2.0, discutindo as suas vantagens no apoio ao ensino e à formação ao longo da vida e no desenho de novos modelos para o mundo virtual da e-formação e do e-ensino. No final serão apresentadas duas arquitecturas concretas de plataformas de e-learning 2.0.
Referências
Bottentuit Junior, J. B.; Coutinho C. P. Do e-learning tradicional para o elearning 2.0. Revista Paidéi@, Unimes Virtual, Volume 1, número 2, dez.2008. Disponível em: http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br. Acesso em: 21-04-2009.
Castells, Manuel. A Galáxia Internet: Reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2004.
Downes, Stephen (03-02-2007). What Connectivism Is. Half an Hour. Disponível em http://halfanhour.blogspot.com/2007/02/what-connectivism-is.html. Acesso em: 23-04-2009.
Downes, Stephen (16-10-2006). Learning Networks and Connective Knowledge. Instructional Technology Forum. Disponível em http://it.coe.uga.edu/itforum/paper92/paper92.html Acesso em: 23-04-2009
Gomes, M.J. "Desafios do e-learning : do conceito à práticas," Challenges’05, Centro de Competência da Universidade do Minho, Braga, 2005, pp. 229-236.
Mota, José Carlos “Pedagogia do E-learning - Da Web 2.0 ao e-learning 2.0: Aprender na Rede”. Tese de Mestrado, Universidade Aberta, 2009.
Santos, A. Ensino à distância & Tecnologias de Informação - e-learning FCA Editora, Lisboa 2000.
Santos, V., and Amaral, L. "O jogo e a alternância de papéis formando/formador como facilitadores do processo de aprendizagem nas organizações " in: 7ª CAPSI, APSI, Aveiro 2007.
Santos, V., and Tavares, C. "O jogo como elemento facilitador da alternância de papeis formando/formador em comunidades de aprendizagem," in: eLES04 - Conferência elearning no Ensino Superior, Aveiro, 2004.
Siemens, George (12-12-2004). Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age. elearnspace. Disponível em http://www.elearnspace.org/Articles/connectivism.htm. Acesso em: 21-04-2009.
White, B. Is Web 2.0 the Future of the Web? Comunicação oral apresentada no EDMedia 2007. Vancouver, CA: AACE.
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Actas do Encontro de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.