Crowdsourcing: o papel das Instituições de Ensino Superior na construção da mente global

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4622

Palavras-chave:

Crowdsourcing, Inovação, Inovação aberta, PME

Resumo

Ao mesmo tempo que a Humanidade enfrenta problemas de sustentabilidade cada vez mais complexos, são cada vez maiores os recursos à nossa disposição para tirar partido da inteligência distribuída por todo o planeta. Os esforços dos vários países para promover a educação e a economia permitem agora aos indivíduos participarem activamente na inovação empresarial e social, dando respostas mais céleres e diversificadas aos problemas económicos, sociais e ambientais que nos afligem a todos.

A web 2.0 veio trazer novas formas de organização social, onde o conhecimento individual serve de base à partilha e co-construção de ideias e tecnologias que integram a inteligência de muitos. As Universidades e Politécnicos são centros de excelência na construção de conhecimento científico e tecnológico. Portugal não mais se poderá dar ao luxo de deixar que grande parte do conhecimento criado no âmbito da formação de mestrado e doutoramento se dissipe de forma inconsequente para a economia e sociedade em geral. Este conhecimento precisa ser valorizado e transferido para quem dele pode beneficiar. Este pode ser feito por todos nós que aprendemos e ensinamos no Ensino Superior, através das ferramentas que a estratégia de Crowdsourcing coloca à nossa disposição. A comunicação focará os conceitos e práticas de crowdsourcing que estão a revolucionar a forma como as empresas, e a sociedade em geral, participam e implementam a inovação.

Biografia Autor

Isabel Ramos, Universidade do Minho

Isabel Ramos é doutorada em Tecnologias e Sistemas de Informação/Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação pela Universidade do Minho, desde 2001. É Professora Auxiliar do Departamento de Sistemas de Informação (DSI) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho e investigadora do Centro de Investigação Algoritmi. No DSI, coordena um grupo de investigação de Gestão de Conhecimento orientado para o desenvolvimento de sistemas inovadores na matéria, em colaboração com empresas de vários sectores económicos. É directora dos Mestrados em Sistemas de Informação da Universidade do Minho.

É autora de mais de quatro dezenas de artigos científicos apresentados em conferências e revistas internacionais e co-autora de dois livros.

Downloads

Publicado

2022-06-22

Como Citar

Ramos, I. (2022). Crowdsourcing: o papel das Instituições de Ensino Superior na construção da mente global. Encontros Da Licenciatura Em Ciências E Tecnologias Da Documentação E Informação. https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4622