Crowdsourcing: o papel das Instituições de Ensino Superior na construção da mente global
DOI:
https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4622Palavras-chave:
Crowdsourcing, Inovação, Inovação aberta, PMEResumo
Ao mesmo tempo que a Humanidade enfrenta problemas de sustentabilidade cada vez mais complexos, são cada vez maiores os recursos à nossa disposição para tirar partido da inteligência distribuída por todo o planeta. Os esforços dos vários países para promover a educação e a economia permitem agora aos indivíduos participarem activamente na inovação empresarial e social, dando respostas mais céleres e diversificadas aos problemas económicos, sociais e ambientais que nos afligem a todos.
A web 2.0 veio trazer novas formas de organização social, onde o conhecimento individual serve de base à partilha e co-construção de ideias e tecnologias que integram a inteligência de muitos. As Universidades e Politécnicos são centros de excelência na construção de conhecimento científico e tecnológico. Portugal não mais se poderá dar ao luxo de deixar que grande parte do conhecimento criado no âmbito da formação de mestrado e doutoramento se dissipe de forma inconsequente para a economia e sociedade em geral. Este conhecimento precisa ser valorizado e transferido para quem dele pode beneficiar. Este pode ser feito por todos nós que aprendemos e ensinamos no Ensino Superior, através das ferramentas que a estratégia de Crowdsourcing coloca à nossa disposição. A comunicação focará os conceitos e práticas de crowdsourcing que estão a revolucionar a forma como as empresas, e a sociedade em geral, participam e implementam a inovação.
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