CTDI, união de facto entre antigas e novas tecnologias da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4611

Palavras-chave:

Tecnologias da informação, Literacias tecnológicas, Informação aplicada, Ciências da Documentação

Resumo

Traça-se o contexto de emergência do Curso de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação (CTDI), enquanto licenciatura bi-etápica, no início do actual milénio, quando em Portugal era ainda inexistente nesta área, qualquer curso de ensino superior público ou privado, quer nas universidades, quer nos institutos politécnicos. Realçado o pioneirismo institucional do CTDI, faz-se uma breve abordagem ao historial da sua concepção, condições de ancoragem e desenvolvimento sustentado que lhe permitiu evoluir para o actual modelo de licenciatura pós-Bolonha e continuar a formar profissionais da informação com competências diversificadas e colocação em variados sistemas de emprego.

A partir dessa reflexão sociohistórica e crítica, perspectiva-se, ao nível dos desafios futuros para o profissional da informação, um horizonte aberto que se designa de ” informação aplicada” e “literacias tecnológicas” a explicitar em traços largos, visando uma visão mais alargada dos saberes necessários para uma participação mais activa dos profissionais da informação (e não só) num mundo aparentemente dominado pelas novas tecnologias. Os saberes necessários terão a ver com a manipulação das tecnologias, mas também com a sua compreensão e análise, do ponto de vista social e histórico.

Biografias Autor

Maria Otília Pereira Lage, CITCEM, Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Professora e coordenadora do mestrado Educação e Bibliotecas da Univ. Lusófona do Porto, Investigadora do CITCEM da U. Porto, Presidente do Centro de Estudos Chineses do IPP, orientadora e arguente de doutoramentos e mestrados, autora de cursos, livros, artigos em revistas nacionais e internacionais, conferências e comunicações, coord. e membro de projectos nacionais e internacionais. Licenciada em História, Mestre em História das Populações, Doutora em História Contemporânea pela Univ. do Minho, pós doutorada em estudos sociais e históricos, pós-graduada em BAD e especializada em Administração Escolar. Foi chefe de divisão, directora de serviços de documentação e publicações do IPP, coord. da Rede de Bibliotecas, autora, coord. e docente do CTDI da ESEIG, membro dos Cons. Pedagógico e Científico, docente no Curso de Gestão de Património da ESSE, nos mestrados de História das Populações e Património e Turismo da UM e de História Económica na Faculdade de Economia da U.Porto.

Paulo Ferreira, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Nasceu em Vermoim, Maia em 1965.

Graus académicos:

Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela FEUP (1988) Mestrado em Informática Industrial -- FEUP (1994) Estudante de Doutoramento desde 2007 no Programa Doutoral em Engenharia Electrotécnica e de Computadores da FEUP.

Actividade Profissional:

Investigador no grupo de CG&CAD do INESC Porto entre 1988 e 1995. Docente no Departamento de Engenharia Informática do ISEP desde 1990, onde passou a professor adjunto em 1999. Leccionou a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação no primeiro ano do curso de CTDI.

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Publicado

2022-06-22

Como Citar

Lage, M. O. P., & Ferreira, P. (2022). CTDI, união de facto entre antigas e novas tecnologias da informação. Encontros Da Licenciatura Em Ciências E Tecnologias Da Documentação E Informação. https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4611