CTDI, união de facto entre antigas e novas tecnologias da informação
DOI:
https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4611Palavras-chave:
Tecnologias da informação, Literacias tecnológicas, Informação aplicada, Ciências da DocumentaçãoResumo
Traça-se o contexto de emergência do Curso de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação (CTDI), enquanto licenciatura bi-etápica, no início do actual milénio, quando em Portugal era ainda inexistente nesta área, qualquer curso de ensino superior público ou privado, quer nas universidades, quer nos institutos politécnicos. Realçado o pioneirismo institucional do CTDI, faz-se uma breve abordagem ao historial da sua concepção, condições de ancoragem e desenvolvimento sustentado que lhe permitiu evoluir para o actual modelo de licenciatura pós-Bolonha e continuar a formar profissionais da informação com competências diversificadas e colocação em variados sistemas de emprego.
A partir dessa reflexão sociohistórica e crítica, perspectiva-se, ao nível dos desafios futuros para o profissional da informação, um horizonte aberto que se designa de ” informação aplicada” e “literacias tecnológicas” a explicitar em traços largos, visando uma visão mais alargada dos saberes necessários para uma participação mais activa dos profissionais da informação (e não só) num mundo aparentemente dominado pelas novas tecnologias. Os saberes necessários terão a ver com a manipulação das tecnologias, mas também com a sua compreensão e análise, do ponto de vista social e histórico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Actas do Encontro de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.