Iniciativa Nacional de Acesso Aberto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4610

Palavras-chave:

Acesso aberto, Repositórios institucionais, Revistas científicas, Dados científicos, Iniciativa nacional

Resumo

A presente comunicação visa apresentar o projeto Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e respetiva evolução, desde a sua génese até à atualidade. A mesma surge na sequência dos documentos anteriormente publicados (MOREIRA et al, 2010) e (MOREIRA et al, 2010, 125 a 152) sobre o RCAAP e inclui as atividades relevantes desenvolvidas desde o início do projeto até ao final de 2011.

A comunicação começa por apresentar os objetivos iniciais e a evolução do projeto RCAAP descrevendo em seguida os serviços disponibilizados no âmbito do RCAAP, nomeadamente os serviços eletrónicos (portal de pesquisa, validador de repositórios, Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais, Repositório Comum, Serviço de Alojamento de Dados científicos e Serviço de Alojamento de Revistas Científicas), o serviço de apoio e os serviços de divulgação, disseminação e formação, quer na vertente tradicional, quer na vertente Web 2.0.

O documento inclui ainda a apresentação de vários indicadores do RCAAP que atestam a sua evolução e o aumento de visibilidade e de reconhecimento, quer a nível nacional, quer a nível internacional. Finalmente, apresentam-se algumas perspetivas de trabalho futuro a realizar durante o ano 2012 e os principais desafios esperados no médio/longo prazo.

Biografia Autor

João Mendes Moreira, Fundação para a Computação Científica Nacional

Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho. Na última década trabalhou na FCCN tendo desenvolvido, direta ou indiretamente, atividades na área de infraestruturas e serviços avançados para a comunidade de Ensino e Investigação. Em 2004, estreou-se no interessante mundo das ciências documentais tendo colaborado numas das maiores iniciativas nacionais desta área – a Biblioteca do Conhecimento Online – da qual é atualmente gestor. Desde 2008, em colaboração com a Universidade do Minho, gere o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal ( RCAAP ). É membro do steering committee do SCOAP3 (iniciativa promovida pelo CERN no domínio do acesso aberto à produção científica mundial resultante da investigação na áea da física das altas partículas).

Referências

MOREIRA, J. M, Carvalho, J., Saraiva, R., Rodrigues, E. (2010). Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal: uma ferramenta ao serviço da ciência portuguesa. 10º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Guimarães, Portugal, – “Políticas de informação na sociedade em rede: actas” [CD-ROM]. [S.l.]: APBAD, 2010. ISBN 978-972-9067-39-6. Disponível na WWW: <http://hdl.handle.net/1822/10529>.

MOREIRA, J. M, Carvalho, J., Saraiva, R., Rodrigues, E. O Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal: origem, evolução e desafios. “Repositórios institucionais: democratizando o acesso ao conhecimento”. Salvador: EDUFBA, 2010. ISBN 978-85-232-0733-5. p. 127-152. Disponível na WWW: <http://hdl.handle.net/1822/11235>.

Downloads

Publicado

2022-06-22

Como Citar

Moreira, J. M. (2022). Iniciativa Nacional de Acesso Aberto. Encontros Da Licenciatura Em Ciências E Tecnologias Da Documentação E Informação. https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4610