CTDI – uma licenciatura adequada a Bolonha e aos desafios da Sociedade de Informação
DOI:
https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4609Palavras-chave:
Overload, Informação, Profissional, DesafiosResumo
Nos primeiros anos da viragem para o século XXI e num contexto dominado pelo paradigma digital e pelo overload informacional, em que importa saber gerir a informação de uma forma eficaz, reflete-se sobre a experiência de coordenação de um curso superior politécnico que, em 2001, em Portugal, foi um dos primeiros a fornecer formação superior e de raiz na área da Ciência da Informação. Trata-se do relato da experiência de Coordenação da licenciatura de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do instituto Politécnico do Porto, no período que abrange o segundo ano lectivo de funcionamento do curso, em 2002-03, até ao ano lectivo de 2008-09. Será de relevo o período de adequação da licenciatura bietápica a licenciatura, no âmbito do Processo de Bolonha e as alterações daí decorrentes que marcaram uma viragem na conceção do ensino-aprendizagem, conferindo um papel de destaque aos estudantes, protagonistas das suas aprendizagens e encarando os docentes como mediadores desse mesmo processo. Os diplomados de CTDI, com uma formação teórico–prática sólida e ancorada em metodologias e situações pedagógicas diversificadas e próximas da realidade profissional, provam que estão à altura dos novos desafios da sociedade da Informação.
Referências
Cadernos BAD. Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas. 2003, n.º1. ISSN 0007-9421.
Declaração de Bolonha [em linha]. [Consult. 08 Out. 2006]. Disponível em WWW: <http://www.dges.mctes.pt/NR/rdonlyres/2EC14937-0320-4975-A269-B9170A722684/409/DeclaraçãodeBolonha1.pdf >.
DECRETO-LEI nº 42/2005. D.R. Série I-A. 37 (2005-02-22) 1494-1499.
Descritores de Dublin [em linha]. [Consult. 08 Out. 2006]. Disponível em WWW<http://www.dges.mctes.pt/Bolonha/Objectivos+e+Linhas+de+Ac%C3%A7%C3%A3o/Descritores+Dublin/>.
DESPACHO nº 12 806/2006. D.R. Série II. 117 (2006-06-20) 8909-8910.
EUROPEAN COUNCIL OF INFORMATION ASSOCIATIONS - Euro-Referencial I-D. Lisboa: INCITE, 2005. ISBN 972-98747-4-3.
INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO. PRESIDÊNCIA. Despacho IPP/PR- 153/2003. 2003-11-24.
INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO. PRESIDÊNCIA - Despacho IPP/PR -143/2006. 2006-08-07.
INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO. PRESIDÊNCIA - Despacho IPP/PR-168/2006. 2006-09-06.
PINTO, Leonor Gaspar; OCHÔA, Paula, org. - A imagem das competências dos profissionais de Informação-Documentação: relatório [em linha]. Lisboa: Observatório da Profissão de InformaçãoDocumentação (OP I-D), 2006. [consult. 8 Out. 2006]. Disponível em WWW:
<http://files.incite.pt/RelatorioOP-ID.pdf>.
Tuning educational structures in Europe: a pilot project supported by the European Commission in the framework of the Socrates programme [em linha]. [Consult. 08 Out. 2006]. Disponível em WWW: <http://ec.europa.eu/education/policies/educ/tuning/tuning_en.html. >, [consult. 8 Out. 2006].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Actas do Encontro de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.