CTDI – uma licenciatura adequada a Bolonha e aos desafios da Sociedade de Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4609

Palavras-chave:

Overload, Informação, Profissional, Desafios

Resumo

Nos primeiros anos da viragem para o século XXI e num contexto dominado pelo paradigma digital e pelo overload informacional, em que importa saber gerir a informação de uma forma eficaz, reflete-se sobre a experiência de coordenação de um curso superior politécnico que, em 2001, em Portugal, foi um dos primeiros a fornecer formação superior e de raiz na área da Ciência da Informação. Trata-se do relato da experiência de Coordenação da licenciatura de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do instituto Politécnico do Porto, no período que abrange o segundo ano lectivo de funcionamento do curso, em 2002-03, até ao ano lectivo de 2008-09. Será de relevo o período de adequação da licenciatura bietápica a licenciatura, no âmbito do Processo de Bolonha e as alterações daí decorrentes que marcaram uma viragem na conceção do ensino-aprendizagem, conferindo um papel de destaque aos estudantes, protagonistas das suas aprendizagens e encarando os docentes como mediadores desse mesmo processo. Os diplomados de CTDI, com uma formação teórico–prática sólida e ancorada em metodologias e situações pedagógicas diversificadas e próximas da realidade profissional, provam que estão à altura dos novos desafios da sociedade da Informação.

Biografia Autor

Inês Braga, Instituto Politécnico do Porto

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Franceses, pela Faculdade de Letras do Porto (FLUP, 1986), detentora do Diplôme d’Etudes Approfondies (Université de Toulouse le–Mirail, 1989) e Mestre em Estudos Portugueses e Brasileiros (FLUP,1999). Actualmente encontra-se a realizar a Tese de Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Universidades do Porto e de Aveiro). Desde 1991 que exerce funções docentes na ESEIG, onde foi Assessora de Direcção, Responsável do Gabinete de Programas Internacionais e Responsável da Biblioteca da Escola. Desde 2002-03 até Agosto de 2009 integrou a Coordenação do Curso de CTDI. Atualmente é Professora Adjunta e Coordenadora da unidade técnico–científica da Línguas e Direito e integra o Conselho Ténico-Científico.

Referências

Cadernos BAD. Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas. 2003, n.º1. ISSN 0007-9421.

Declaração de Bolonha [em linha]. [Consult. 08 Out. 2006]. Disponível em WWW: <http://www.dges.mctes.pt/NR/rdonlyres/2EC14937-0320-4975-A269-B9170A722684/409/DeclaraçãodeBolonha1.pdf >.

DECRETO-LEI nº 42/2005. D.R. Série I-A. 37 (2005-02-22) 1494-1499.

Descritores de Dublin [em linha]. [Consult. 08 Out. 2006]. Disponível em WWW<http://www.dges.mctes.pt/Bolonha/Objectivos+e+Linhas+de+Ac%C3%A7%C3%A3o/Descritores+Dublin/>.

DESPACHO nº 12 806/2006. D.R. Série II. 117 (2006-06-20) 8909-8910.

EUROPEAN COUNCIL OF INFORMATION ASSOCIATIONS - Euro-Referencial I-D. Lisboa: INCITE, 2005. ISBN 972-98747-4-3.

INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO. PRESIDÊNCIA. Despacho IPP/PR- 153/2003. 2003-11-24.

INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO. PRESIDÊNCIA - Despacho IPP/PR -143/2006. 2006-08-07.

INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO. PRESIDÊNCIA - Despacho IPP/PR-168/2006. 2006-09-06.

PINTO, Leonor Gaspar; OCHÔA, Paula, org. - A imagem das competências dos profissionais de Informação-Documentação: relatório [em linha]. Lisboa: Observatório da Profissão de InformaçãoDocumentação (OP I-D), 2006. [consult. 8 Out. 2006]. Disponível em WWW:

<http://files.incite.pt/RelatorioOP-ID.pdf>.

Tuning educational structures in Europe: a pilot project supported by the European Commission in the framework of the Socrates programme [em linha]. [Consult. 08 Out. 2006]. Disponível em WWW: <http://ec.europa.eu/education/policies/educ/tuning/tuning_en.html. >, [consult. 8 Out. 2006].

Downloads

Publicado

2022-06-22

Como Citar

Braga, I. (2022). CTDI – uma licenciatura adequada a Bolonha e aos desafios da Sociedade de Informação. Encontros Da Licenciatura Em Ciências E Tecnologias Da Documentação E Informação. https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4609