Serviços de Descoberta e Redes Sociais: os novos “Bibliotecários de Referência”?
DOI:
https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4607Palavras-chave:
Bibliotecas académicas, Profissionais da informação, Serviços de descoberta, Literacia informacionalResumo
Com o GoogleTM, Wikis e Blogues como fontes de informação eleitas pelos alunos de formação inicial e os Serviços de Descoberta, Bases de Dados especializadas ou Comunidades de Investigadores, pela restante comunidade académica, que papel devem assumir os Bibliotecários de Referência, e todos os profissionais da informação das Bibliotecas Académicas, de um modo geral, neste novo paradigma? Esta comunicação aborda esta temática no contexto do modelo de aprendizagem preconizado na declaração de Bolonha, cararcterizado na sua essência por promover uma maior flexibilidade no percurso formativo, sendo o próprio aluno a liderar o seu trajecto de aprendizagem.
Alguns autores defendem uma total desintermediação da Biblioteca entre os utilizadores e os recursos em si, devendo as Bibliotecas apostar na formação e promoção da literacia informacional. Visa-se desse modo promover a supra mencionada autonomia, passando por uma crescente mediação tecnológica; contudo, outros autores alertam para a eventualidade de tal alteração pragamática na missão das Bibliotecas conduzir à diminuição da importância, ou mesmo extinção, da profissão em si. Nesta comunicação o autor apresenta e defende um modelo intermédio com vantagens para todos os actores envolvidos, um em que as Bibliotecas devem cada vez mais apostar na selecção e adição de valor aos recursos externos e fazerem o tratamento e disponibilização dos recursos que só as mesmas detêm.
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