Repositório Digital e Gestão Documental: caso prático
DOI:
https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4605Palavras-chave:
Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Gestão Documental, Repositório DigitalResumo
A gestão da informação e do conhecimento nas organizações, constituem-se como factores determinantes de competitividade. Esta gestão proporciona as condições necessárias para o proveitamento dos recursos e capacidades de informação, criando condições para que a organização se adapte e molde ao seu meio de actuação. Hoje em dia, seja qual for a sua área de negócio, está em constante mutação, sendo desta forma, cada vez mais determinante a constante actualização no sentido da adopção das melhores práticas.
A gestão documental aliada à gestão da informação, permite às organizações racionalizar os seus investimentos nesta área, garantindo o tratamento e protecção adequados, possibilitando uma gestão mais eficaz, reduzindo custos e aumentando a melhoria do desempenho dos serviços.
No que concerne aos conteúdos resultantes da produção intelectual de uma instituição de ensino superior, é determinante que a sua gestão seja delineada seguindo as melhores práticas, criando um repositório digital que faça a recolha e preserve a produção intelectual da sua comunidade académica. Os repositórios digitais contribuem para a reforma da comunicação científica, estimulando a inovação e a produção de conteúdos. Para além disto, servem como indicadores tangíveis da qualidade de uma instituição de ensino superior, ao demonstrar a sua relevância científica, social e económica dos seus projectos de investigação, aumentando desta feita a visibilidade da instituição, prestígio e valor público.
A comunicação a apresentar no VI Encontro de CTDI, aborda estas questões, focalizando-se no projecto desenvolvido no âmbito da Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação, que visou a delineação e apresentação de especificidades e estratégias para a construção do repositório digital e plataforma de gestão de processos do IPAM Porto.
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