Uma década de CTDI: balanço e perspectivas futuras
DOI:
https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4604Palavras-chave:
Ciência da Informação – Ensino, Profissional da Informação, Gestão da InformaçãoResumo
Nesta comunicação serão apresentadas algumas reflexões sobre a situação atual e os desafios contextuais para a formação na área da Ciência da Informação ministrada na ESEIG, incluindo a Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação (CTDI), bem como os Cursos de Especialização Pós-Graduada em Informação Empresarial e em Gestão de Bibliotecas Escolares. Procurar-se-á refletir sobre o contributo do formato destes novos planos de estudo para a emergência e consolidação da Ciência da Informação, em Portugal, enquanto ciência, campo de ensino e âmbito de atuação profissional.
Será analisado o contexto multidimensional, incluindo atividades e ambientes, do exercício profissional dos diplomados em CTDI e dos pós-graduados em Informação Empresarial e em Gestão de Bibliotecas Escolares, exigindo competências diversificadas e complementares. Serão enfatizadas as competências necessárias para a formação de um profissional vocacionado para a gestão da informação e do conhecimento, tanto para a realidade específica dos serviços de informação como para o âmbito mais lato das organizações. Considerando a heterogeneidade semântica da designação “profissional da informação” refletir-se-á sobre a procura de uma afirmação identitária em paralelo com a necessidade de abertura a novas realidades sociotécnicas.
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