Arquivos digitais na 3ª geração da web: uma ideia com mais de 20 anos

Autores

  • José Carlos Ramalho Universidade Minho & Keep Solutions, Lda.

DOI:

https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4598

Palavras-chave:

Arquivos Digitais, Web Semântica, Descrição Arquivística, Ontologias, HiTeX

Resumo

Hoje em dia a Web sobrepôs-se a todos os outros meios de comunicação tornando-se o meio de comunicação principal para quem produz informação e para quem a consome. O seu crescimento é exponencial, pode-se dizer mesmo, assustador. Com este ritmo de crescimento e se continuarmos a produzir e a consumir informação da mesma forma, o que hoje tomamos como certo poderá deixar de sê-lo a curto prazo. Os arquivos digitais constituem um subdomínio da Web e estão neste ritmo de crescimento acelerado. A informação disponibilizada seja ela na forma de descrições, transcrições ou digitalizações cresce diariamente. A Web veio eliminar as barreiras geográficas mas se nada for feito no entretanto, encontrar o item que procuramos pode-se tornar uma tarefa difícil. Nesta comunicação, iremos apresentar a fotografia atual da Web, as tecnologias que nos poderão ajudar a resolver este problema e o seu enquadramento e aplicabilidade no contexto dos arquivos. Neste contexto, em particular iremos discutir ideias que datam de 1990, pouco compreendidas na altura mas muito necessárias hoje e daremos uma panorâmica do que poderão vir a ser os arquivos digitais do futuro próximo.

Biografia Autor

José Carlos Ramalho, Universidade Minho & Keep Solutions, Lda.

Doutorado pela Universidade do Minho em Tecnologia da Programação. Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática. É sócio fundador da KEEP SOLUTIONS, professor auxiliar no Departamento de Informática da Universidade do Minho e investigador do Centro de Ciências e Tecnologias de Computação. Antes de ingressar na KEEP SOLUTIONS realizou trabalhos de Analista/Programador como freelancer e foi técnico de comunicações e de redes. É autor de vários trabalhos científicos, 3 livros e editor de várias publicações no contexto da metainformação, arquivos, processamento de informação e disponibilização da informação. Tem liderado o desenvolvimento, desde 1991, de vários projetos para vários arquivos nacionais dos quais se destacam o HiTeX, as Inquirições de Génere, o Index das Gavetas do Cabido da Sé de Braga, o Digitarq e o RODA, entre outros.

Downloads

Publicado

2022-06-22

Como Citar

Ramalho, J. C. (2022). Arquivos digitais na 3ª geração da web: uma ideia com mais de 20 anos. Encontros Da Licenciatura Em Ciências E Tecnologias Da Documentação E Informação. https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4598