Caçadores e recolectores na sociedade da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4595

Palavras-chave:

Sociedade da Informação, Tecnologias, Vivências Profissionais

Resumo

A informação continua na moda e não perde peso. Somos dominados tecnologicamente e muito mais esclarecidos. Seremos? Vivemos Cisnes Negros diariamente sem o sabermos, entramos em jogos desconhecendo se caímos na casa da sorte ou na casa da morte. A propalada Sociedade da Informação é um mito e as vivências pessoais, profissionais, familiares, entre outras, passam por muitas realidades onde é essencial não perder o legado do mundo real, sabendo que as raízes da invenção do futuro estão sempre no passado, por mais silenciosas que sejam. Os mil milhões de utilizadores do Facebook registados em Outubro de 2012 diminuem o tamanho do planeta ou fazem-nos recuar a 1984 e lembrar George Orwell?

Biografia Autor

Reginaldo Rodrigues de Almeida, Universidade Autónoma de Lisboa & Programa Falar Global

Licenciado em Ciências Históricas. Doutorado em Ciências da Comunicação, área na qual é docente na Universidade Autónoma de Lisboa e no Instituto de Estudos Superiores Militares. Autor dos livros Sociedade Bit, da Sociedade da Informação à Sociedade do Conhecimento e Voo da BorboletaCrónicas da Sociedade da Informação, e de artigos em inúmeros órgãos de comunicação social em Portugal e no Brasil; conferencista nas áreas das TIC’s e orientador de dissertações de mestrado e teses de doutoramento. Autor e apresentador do programa Falar Global e dos eventos Fala Futuro. Em 2012, recebeu o prémio Seed of Science na categoria de Comunicação.

Downloads

Publicado

2022-06-22

Como Citar

Almeida, R. R. de . (2022). Caçadores e recolectores na sociedade da informação. Encontros Da Licenciatura Em Ciências E Tecnologias Da Documentação E Informação. https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4595