O acesso à informação científica e as tecnologias emergentes em meio académico: serviços e conteúdos relevantes das bibliotecas para a criação de valor

Autores

  • Diana Silva Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4593

Palavras-chave:

Informação científica, Bibliotecas de ensino superior, Literacia de informação

Resumo

A descoberta de informação científica há muito que deixou de ser um processo linear já que nos últimos anos, a diversificação de meios e formatos de acesso à informação via Web veio alterar as práticas de acesso e uso da mesma no ambiente académico. A isto associam-se os atuais processos ligados à aprendizagem e investigação, caracterizados por meios mais participativos na construção do conhecimento centrados essencialmente em competências. A compreensão crítica dos processos inerentes à comunicação da ciência e aos meios de publicação formais e informais afigura-se como uma das competências fundamentais para a aprendizagem no percurso académico e ao longo da vida. Torna-se visível, neste contexto, o papel inquestionável das bibliotecas de ensino superior que terão de explorar estes sistemas e ferramentas de uma forma eficaz para conseguirem criar serviços de valor acrescentado aos processos de ensino-aprendizagem e da investigação. É fundamental tornar acessíveis a biblioteca e os seus recursos onde e quando são necessários, através de ferramentas e serviços adequados. Nesta comunicação, temos como propósito explorar a diversificação de meios e formatos de acesso à informação científica via Web e desafios decorrentes, com base na experiência da Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da UA. Destacamos neste sentido algumas das vertentes de atuação das bibliotecas da UA ao nível do apoio ao utilizador, na perspetiva da aprendizagem e investigação e que passam pela aposta em conteúdos relevantes e pela renovação de serviços com recurso às tecnologias emergentes e da Web 2.0.

Biografia Autor

Diana Silva, Universidade de Aveiro

Bibliotecária nos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro desde Outubro de 2002. É licenciada em Ciências Históricas pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique – Porto e possui o Curso de Especialização em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Trabalha há cerca de 11 anos com informação científica e técnica e é atualmente responsável, na Biblioteca da Universidade de Aveiro (UA), pela Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador, que presta serviços a toda a comunidade universitária abrangendo uma multiplicidade de áreas científicas. Tem desenvolvido neste serviço um conjunto de atividades ligadas à difusão de informação, criação e disponibilização de conteúdos e tutoriais Web no uso das fontes de informação e desenvolvimento de iniciativas e projetos de literacia de informação em contexto de ensino superior.

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Publicado

2022-06-22

Como Citar

Silva, D. (2022). O acesso à informação científica e as tecnologias emergentes em meio académico: serviços e conteúdos relevantes das bibliotecas para a criação de valor. Encontros Da Licenciatura Em Ciências E Tecnologias Da Documentação E Informação. https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4593