O acesso à informação científica e as tecnologias emergentes em meio académico: serviços e conteúdos relevantes das bibliotecas para a criação de valor
DOI:
https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4593Palavras-chave:
Informação científica, Bibliotecas de ensino superior, Literacia de informaçãoResumo
A descoberta de informação científica há muito que deixou de ser um processo linear já que nos últimos anos, a diversificação de meios e formatos de acesso à informação via Web veio alterar as práticas de acesso e uso da mesma no ambiente académico. A isto associam-se os atuais processos ligados à aprendizagem e investigação, caracterizados por meios mais participativos na construção do conhecimento centrados essencialmente em competências. A compreensão crítica dos processos inerentes à comunicação da ciência e aos meios de publicação formais e informais afigura-se como uma das competências fundamentais para a aprendizagem no percurso académico e ao longo da vida. Torna-se visível, neste contexto, o papel inquestionável das bibliotecas de ensino superior que terão de explorar estes sistemas e ferramentas de uma forma eficaz para conseguirem criar serviços de valor acrescentado aos processos de ensino-aprendizagem e da investigação. É fundamental tornar acessíveis a biblioteca e os seus recursos onde e quando são necessários, através de ferramentas e serviços adequados. Nesta comunicação, temos como propósito explorar a diversificação de meios e formatos de acesso à informação científica via Web e desafios decorrentes, com base na experiência da Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da UA. Destacamos neste sentido algumas das vertentes de atuação das bibliotecas da UA ao nível do apoio ao utilizador, na perspetiva da aprendizagem e investigação e que passam pela aposta em conteúdos relevantes e pela renovação de serviços com recurso às tecnologias emergentes e da Web 2.0.
Referências
DAVIS, Nathaniel - Information Overload, Reloaded [em linha]. American Society for Information Science and Technology. [Consult. 27-04-2012]. Disponível em:http://www.asis.org/Bulletin/Jun11/JunJul11_Davis.html>.
DEITERING, Anne-Marie; GRONEMYER, Kate - Beyond Peer-Reviewed Articles: Using Blogs to Enrich Students’ Understanding of Scholarly Work. portal: Libraries and the Academy. ISSN 1530-7131. Vol. 11, n.º 1 (2011), p. 489-503.
EDUCATION FOR CHANGE - Researchers of Tomorrow: The research behaviour of Generation Y doctoral students. JISC/British Library, 2012.
FARKAS, Meredith - Participatory technologies, pedagogy 2.0 and information literacy. Library Hi Tech. ISSN 0737-8831. Vol. 30, n.º 1 (2012), p. 82-94.
FERNANDEZ-VILLAVICENCIO, Nieves González - Helping students become literate in a digital, networking-based society: A literature review and discussion. The International Information & Library Review. ISSN: 1057-2317. Vol. 42, nº2 (2010), p. 124-136.
HEAD, Alison; EISENBERG, Michael - College students eager to learn but need help negotiating information overload. The Seattle Times. 2011. Disponível em WWW:<http://seattletimes.com/html/opinion/2015227485_guest05head.html>.
HEAD, Alison; EISENBERG, Michael - Finding context: What Today’s College Students Say about Conducting Research in the Digital Age. Washington: The Information School - University of Washington, 2009.
SIDORKO, Peter- Does Generation Google REALLY Need Us?: World Library and Information Congress. Helsinki: IFLA - International Federation of Library Associations and Institutions 2012.
ŠPIRANEC, Sonja; ZORICA, Mihaela - Information Literacy 2.0: hype or discourse refinement? Journal of Documentation. ISSN 0022-0418. Vol. 66, n.º 1 (2010), p. 140-145.
SUN, H. C.; Chen, K..; Tseng, C. - Role changing for librarians in the new information technology era. New Library World. ISSN: 0307-4803. Vol. 112, nº 7 (2011), p. 321-333.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Actas do Encontro de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.