Esquecer e desaprender: Formas de progredir e evoluir: uma reflexão
DOI:
https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4588Palavras-chave:
Gestão do conhecimento, Esquecimento, BarreirasResumo
O processo de esquecimento e abandono de conhecimento organizacional são negligenciados na literatura sobre gestão do conhecimento. No entanto são importantes em qualquer processo de gestão do conhecimento uma vez que, esquecer algo que se aprendeu bem como abandonar determinado conhecimento está relacionado com a aprendizagem e com a criação e aquisição de conhecimento novo. A incapacidade para “desaprender” e esquecer provoca, frequentemente, uma rigidez no pensamento e na ação impedindo implementação de mudanças necessárias. Várias são as estratégias adotadas para criar barreiras impeditivas destas mudanças. Adicionalmente, a capacidade para esquecer e abandonar conhecimento existente (rotinas, pressupostos, valores…) pode ser catalisadora de mudança, e permite que a organização seja mais flexível. Nesta apresentação, pretende-se mostrar diferentes tipos de esquecimento bem como barreiras neste processo. Refira-se que este desaprender e esquecer nem sempre é positivo, podendo implicar consequências disfuncionais na organização. Conclui-se apontando algumas pistas sobre a forma como este processo pode ser facilitado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Actas do Encontro de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.