Esquecer e desaprender: Formas de progredir e evoluir: uma reflexão

Autores

  • Anabela Mesquita CICE – ISCAP / IPP

DOI:

https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4588

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Esquecimento, Barreiras

Resumo

O processo de esquecimento e abandono de conhecimento organizacional são negligenciados na literatura sobre gestão do conhecimento. No entanto são importantes em qualquer processo de gestão do conhecimento uma vez que, esquecer algo que se aprendeu bem como abandonar determinado conhecimento está relacionado com a aprendizagem e com a criação e aquisição de conhecimento novo. A incapacidade para “desaprender” e esquecer provoca, frequentemente, uma rigidez no pensamento e na ação impedindo implementação de mudanças necessárias. Várias são as estratégias adotadas para criar barreiras impeditivas destas mudanças. Adicionalmente, a capacidade para esquecer e abandonar conhecimento existente (rotinas, pressupostos, valores…) pode ser catalisadora de mudança, e permite que a organização seja mais flexível. Nesta apresentação, pretende-se mostrar diferentes tipos de esquecimento bem como barreiras neste processo. Refira-se que este desaprender e esquecer nem sempre é positivo, podendo implicar consequências disfuncionais na organização. Conclui-se apontando algumas pistas sobre a forma como este processo pode ser facilitado.

Biografia Autor

Anabela Mesquita , CICE – ISCAP / IPP

Professora no ISCAP, desde 1990. Diretora do Centro de Investigação em Comunicação e Educação do ISCAP e do Centro Algoritmi (Universidade do Minho). Os interesses de investigação abrangem a Gestão do Conhecimento e a Inovação, Aprendizagem ao Longo da Vida no Ensino Superior e Social Media. Esteve envolvida em diversos projetos europeus como coordenadora ou responsável pelo parceiro. Publicou livros e diversos artigos em revistas científicas internacionais e atas de conferências. É membro do Comité Científico de diversas conferências nacionais e Internacionais. É membro do Corpo Editorial e referee da IGI Global bem como Editor Associado do IRM Journal e Editor Chefe do IJTHI. Também já fez avaliação de projetos para a Comissão Europeia.

Downloads

Publicado

2022-06-22

Como Citar

Mesquita , A. . (2022). Esquecer e desaprender: Formas de progredir e evoluir: uma reflexão . Encontros Da Licenciatura Em Ciências E Tecnologias Da Documentação E Informação. https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4588