Cultura organizacional e planeamento do sistema de informação: Balanço de uma experiência em âmbito curricular

Autores

  • Nídia Felgueiras ESEIG/IPP
  • Patrícia Martins ESEIG/IPP
  • Patrícia Santos ESEIG/IPP

DOI:

https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4587

Palavras-chave:

Restauração, Sistema de informação, Planeamento, Cultura organizacional

Resumo

Quando falamos em Ciência da Informação (C.I.) temos de ter em conta a multiplicidade e complexidade que abrange o seu estudo, pois, atualmente, existe uma crescente aposta no digital e em ferramentas tecnológicas. Esta mudança de paradigma tem vindo a contribuir para que as instituições de ensino compreendam o quanto é fundamental dotar profissionais de competências para desenvolver a sua atividade em qualquer organização. O projeto teve início com o planeamento um sistema de informação (S.I.) de uma instituição da área da restauração, tendo sido criado para o efeito o restaurante fictício “As Portuguesinhas”. A visão, missão, valores e cultura organizacional do restaurante são apresentados por forma a se perceber melhor o que se pretende do sistema de informação. Foram também criados um sítio WEB e uma página numa rede social como estratégia de Marketing. Os requisitos do S.I. foram recolhidos de diferentes formas, sendo elas a entrevista, observação, cenários, classificação e prototipagem de interface, procedendo-se à sua especificação através de diagramas de casos de uso, atividade, sequência, entidade-relação, modelo relacional e base de dados. A rede PERT e o mapa de Gantt ajudam a idealizar passo por passo o percurso para a implementação de uma nova filial, onde não é esquecido o S.I. planeado.

Biografias Autor

Nídia Felgueiras, ESEIG/IPP

Licenciada em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação na Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão – Instituto Politécnico do Porto (2007). Pós-Graduada em Informação Empresarial na ESEIG (2011), frequenta o Mestrado em Informação Empresarial lecionado na mesma instituição. Encontra-se ligada à área da saúde há cerca de seis anos, onde desempenhou funções ligadas à produção e arquivo de relatórios médicos. Desde 2012, trabalha no Laboratório de Anatomia Patológica Dra. Isabel Macedo Pinto (IMP) cujas funções consistem no registo de dados relevantes num S.I. para avaliação médica de exames anatomopatológicos. O plano de classificação e sinalética do arquivo da instituição IMP são projetos que se encontra a desenvolver atualmente.

Patrícia Martins, ESEIG/IPP

Licenciada em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação na Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão – Instituto Politécnico do Porto (2007). Pós-Graduada em Informação Empresarial na mesma instituição (2011). A frequentar o Mestrado em Informação Empresarial também na ESEIG. Desempenha funções de Técnica Superior de Biblioteca e Arquivo na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto desde 2010.

Patrícia Santos, ESEIG/IPP

Licenciada em Engenharia Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (2011). Pós-graduada em Informação Empresarial pela Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (2012) e atualmente a frequentar o Mestrado homónimo na mesma instituição. A iniciar investigação na área dos sistemas de informação.

Downloads

Publicado

2022-06-22

Como Citar

Felgueiras, N. ., Martins, P. ., & Santos, P. . (2022). Cultura organizacional e planeamento do sistema de informação: Balanço de uma experiência em âmbito curricular. Encontros Da Licenciatura Em Ciências E Tecnologias Da Documentação E Informação. https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4587