Gestão do conhecimento em organizações jurídicas: Perfis e modelos de desempenho

Autores

  • Claudia Gonçalves Sociedade de Advogados Uría Menéndez - Proença de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4583

Palavras-chave:

Profissional da informação, Gestão do conhecimento, Sociedades de advogados, Impactos do desempenho

Resumo

Os perfis do profissional da informação em sociedades de advogados portuguesas, brasileira e espanholas, constituem o objeto de análise desta comunicação, refletindo sobre o modelo de identidade profissional, competências e visibilidade social da profissão. Abordam-se questões relacionadas com a gestão do conhecimento, gestão da qualidade dos serviços de informação e impacto da profissão nas organizações jurídicas. A existência de vários perfis CID caracteriza uma fase de afirmação e desenvolvimento de competências neste sector, não estando ainda definido um modelo único de gestão de conhecimento e de competências para garantir a qualidade do desempenho e o sucesso profissional CID associado ao desenvolvimento da carreira profissional nestas sociedades. Os resultados evidenciam o interesse destas organizações em desenvolver departamentos de gestão do conhecimento como uma estratégia empresarial, garantindo: a qualidade da produção jurídica intelectual externa; a memória organizacional; a qualidade dos relacionamentos intra e inter-organizacionais. Tendo por base os resultados da dissertação de mestrado “Satisfação, qualidade e impacto do trabalho do profissional CID – Estudo em organizações jurídicas” são feitas recomendações para consolidar a gestão eficaz da informação; melhorar o desempenho para satisfazer as necessidades informacionais dos utilizadores/clientes; criar e desenvolver um modelo de gestão de competências; investir na formação; investir nos relacionamentos entre profissionais CID, os utilizadores/clientes e a comunidade jurídica; e inovar.

Biografia Autor

Claudia Gonçalves, Sociedade de Advogados Uría Menéndez - Proença de Carvalho

Mestre em Ciências da Informação e Documentação (FCSH-UNL) e Pós-Graduada em Assessoria Jurídica na Empresa (ISG). Licenciada em Direito, inscrita na Ordem dos Advogados do Conselho Distrital de Lisboa, desempenha funções de Advogada Documentalista na Sociedade de Advogados Uría Menéndez - Proença de Carvalho tendo iniciado a atividade na área de gestão do conhecimento em 2003 na Sociedade de Advogados Vasconcelos, F. Sá Carneiro, Fontes & Associados. Oradora do painel dedicado ao tema “Estratégias colaborativas para Advogados | Gestão do Conhecimento” do Fórum IT4Legal 2013 organizado pelo IT4Legal. Os interesses de investigação integram temáticas relacionadas com a gestão do conhecimento, perfis e modelos de desempenho dos profissionais da informação em geral, e das organizações jurídicas, em particular.

Downloads

Publicado

2022-06-22

Como Citar

Gonçalves, C. (2022). Gestão do conhecimento em organizações jurídicas: Perfis e modelos de desempenho. Encontros Da Licenciatura Em Ciências E Tecnologias Da Documentação E Informação. https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4583