Perfis potenciadores do conhecimento organizacional
DOI:
https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4582Palavras-chave:
Conhecimento tácito, Conhecimento explícito, Perfis de conhecimento, Partilha de conhecimentoResumo
Esta comunicação tem como principal objetivo é analisar os mecanismos usados pelas empresas para
gerar condições para facilitar a criação, partilha e utilização de conhecimento. Antes de mais, é
necessário partir de um conceito de conhecimento, pois numa análise à literatura sobre o tema,
verifica-se que este pode assumir diferentes conceções de acordo com diferentes escolas de pensamento. Um dos pressupostos desta investigação, refere-se ao facto do conhecimento tácito poder ser explicitado, através de diversas formas de partilha de conhecimento, quer seja feito informalmente ou através de mecanismos bem estruturados e com objetivos definidos para capturá-lo e disseminá-lo. Porém, existem vários obstáculos que as empresas necessitam ultrapassar, para conseguirem efetivar os processos de partilha de conhecimento entre os seus trabalhadores. Neste contexto, foram realizados dois estudos de caso que ajudaram a identificar perfis de conhecimento e a forma como estes se inter-relacionam em diversos momentos da vida de uma organização.
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