Perfis de gestão do e-mail em contexto organizacional: A relação entre as atitudes e os comportamentos dos utilizadores

Autores

  • Rui Filipe C. Quaresma Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora, CEFAGE-UÉ Évora, Portugal
  • Cristina Galamba Marreiros Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora, CEFAGE-UÉ Évora, Portugal
  • Sílvia Paula Rosa da Silva Instituto Politécnico de Tomar, Tomar, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4581

Palavras-chave:

Correio eletrónico, Utilizadores, Comportamentos

Resumo

O correio eletrónico é, atualmente, uma das principais ferramentas de trabalho das organizações,
independentemente da sua dimensão, setor de atividade ou se é pública ou privada. Apresenta um
potencial elevado para transformar a forma como as organizações e os seus processos funcionam,
sendo capaz de agilizar o seu funcionamento, facilitando as trocas de informação, internas e externas,
e contribuir para o aumento da produtividade dos seus colaboradores. As principais conclusões de um
estudo realizado em Portugal sobre a utilização do correio eletrónico em contexto organizacional, e
que apresentamos aqui, confirmam que se trata de uma ferramenta que contribui para o aumento da
produtividade pessoal e para a qualidade do trabalho realizado por cada colaborador. Os dados
revelam ainda que a utilização do correio eletrónico está associada ao perfil do utilizador (idade,
género, nível de escolaridade e dimensão da organização) e que existe a necessidade de realizar ações
nas organizações para potenciar a utilidade desta ferramenta.

Biografias Autor

Rui Filipe C. Quaresma, Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora, CEFAGE-UÉ Évora, Portugal

Doutorado em Gestão pela Universidade de Sevilha, Espanha. Professor Auxiliar do Departamento de Gestão da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora, área de Empreendedorismo e Inovação, Gestão de Operações, Gestão de Sistemas de Informação e Negócio e Governo Eletrónico. Membro integrado do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora (CEFAGE-UE).

Cristina Galamba Marreiros, Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora, CEFAGE-UÉ Évora, Portugal

Doutorada em Marketing pela Universidade de Newcastle, Reino Unido. Professora Auxiliar do Departamento de Gestão da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora, área de Marketing e Comportamento do Consumidor. Membro do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora (CEFAGE-UE).

Sílvia Paula Rosa da Silva, Instituto Politécnico de Tomar, Tomar, Portugal

Mestre em Gestão pela Universidade de Évora. Técnica de Informática do Centro de Informática e Sistemas do Instituto Politécnico de Tomar, Campus Tomar, Portugal.

Downloads

Publicado

2022-06-22

Como Citar

Quaresma, R. F. C. ., Marreiros, C. G. ., & Silva, S. P. R. da . (2022). Perfis de gestão do e-mail em contexto organizacional: A relação entre as atitudes e os comportamentos dos utilizadores. Encontros Da Licenciatura Em Ciências E Tecnologias Da Documentação E Informação. https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4581