Advocay pelos serviços de informação
DOI:
https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4576Palavras-chave:
Advocacy, Resiliência, Valorização, Serviços de gestão de informaçãoResumo
Pretende-se deixar um testemunho sobre a capacidade de adaptação, diante de dificuldades consideradas como risco ou perante obstáculos imprevisíveis, e sobre a necessidade de enfrentar as situações com os pés no chão – sem otimismo exacerbado ou discursos derrotistas –, construindo novos caminhos realistas. O momento atual caracteriza-se por frequentes e rápidas transformações sociais, económicas e tecnológicas, a necessidade de adaptação é inevitável, demandando a mobilização de indivíduos e instituições. Não basta ser excelente tecnicamente, é preciso ter flexibilidade para se adaptar às mudanças, entender que os imprevistos fazem parte da rotina, buscar por novas experiências e ideias diferenciadas. Assume especial relevância a capacidade de interagir, de trabalhar em equipa, de partilhar, mas também de advogar por uma causa comum, de conseguir comprometer-se de facto. A formação é essencial para potenciar este novo profissional e a sua importância na organização. A solidarização é fundamental para que este profissional cause impacto social, transformando um momento potencialmente adverso para os serviços de gestão da informação, num momento estratégico para a sua valorização.
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