Trabalhadores resilientes geram organizações resilientes - uma perspetiva na óptica do Lean Management

Autores

  • José Lucas

DOI:

https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4575

Palavras-chave:

Resiliência, Carreira, Organizações, Soft-skills

Resumo

No atual contexto empresarial, caracterizado pela crescente competitividade e exigência dos mercados e dos consumidores, as organizações procuram, cada vez mais, profissionais capazes de agir perante estes contextos. O conceito de resiliência advém do contexto da física como a propriedade de um corpo recuperar a sua forma original após sofrer choque ou deformação. Posteriormente, este conceito foi adaptado pela Psicologia, surgindo associado à capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, gerindo-os e ultrapassando-as de forma eficaz. No mercado de trabalho atual, caracterizado por ambientes altamente stressantes e exigentes, a capacidade de adaptação e de superação face às diferentes situações com que os profissionais se deparam é considerada essencial. Para além das capacidades técnicas, as capacidades comportamentais, também chamadas softskills, surgem como fundamentais, assumindo-se a resiliência como uma das mais importantes. O conceito de resiliência surge, assim, ancorado a nível micro à capacidade de os indivíduos enfrentarem e gerirem situações adversas, transformando-se a nível macro na capacidade de as organizações gerirem essas mesmas situações. Neste contexto propomos analisar a relação do Lean Management e a sua influência no desenvolvimento das softskills, entre as quais a resiliência. Em suma, é essencial na medida em que organizações que integrem na sua equipa trabalhadores resilientes serão, também elas, organizações resilientes, mais competitivas e capazes de agir no mercado global.

Biografia Autor

José Lucas

José Lucas é Licenciado em Psicologia, contando também com um MBA Executivo, um Mestrado em Psicologia das Organizações e, mais recentemente, uma Pós-graduação em Coaching Psicológico, bem como diversos cursos de Formação Profissional em Portugal e no estrangeiro. A sua carreira profissional tem-se desenvolvido em contexto organizacional, tendo, ao longo dos últimos 17 anos, exercido funções ao nível da Direção de Recursos Humanos. Simultaneamente, foi exercendo as atividades de Consultor, Formador e Coach em diferentes projetos e contextos organizacionais, de âmbito nacional e internacional. Atualmente, desenvolve o seu próprio projeto profissional – a Oficina de Competências. No seu percurso, destaca-se ainda a sua experiência como formador e palestrante na área comportamental, docente convidado em diferentes instituições de Ensino Superior, e Gestor de Carreira e Consultor de Outplacement.

Downloads

Publicado

2022-06-22

Como Citar

Lucas, J. (2022). Trabalhadores resilientes geram organizações resilientes - uma perspetiva na óptica do Lean Management. Encontros Da Licenciatura Em Ciências E Tecnologias Da Documentação E Informação. https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4575