Literacia da Informação e Literacia em Saúde: O desafio dos profissionais e do cidadão
DOI:
https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4564Palavras-chave:
Informação de saúde, Acesso à informação, Cidadão, Literacia de informação, Literacia em saúdeResumo
A temática “Sobrecarga informacional e infopoluição na perspetiva da Saúde, implica olhar para duas dimensões distintas mas complementares: Cidadão e Informação. Focados no Cidadão, importa compreender as suas características e níveis de literacias. Atualmente procura-se o empowerment do cidadão no acesso à informação em saúde e à sua informação clínica. Pretende-se capacitar o cidadão para exercer, de modo informado e responsável, o direito à informação sobre o seu estado de saúde e sobre o desenvolvimento dos sistemas e serviços de saúde. Para o profissional de saúde é essencial estar permanentemente atualizado no que é informação relevante para a prática clínica. Na dimensão da Informação, perguntamo-nos muitas vezes sobre o que fazer quando existe demasiada informação disponível? Como saber se a informação a que temos acesso é realmente fidedigna, útil e segura? As bibliotecas e os profissionais de informação, sendo uma mais-valia na perspetiva da produção, partilha e utilização de informação, são elementos-chave na mediação entre o cidadão (utente/profissional) e a informação, proporcionando acesso a mais e melhor informação de saúde (útil, compreensível, fidedigna e segura). Assim teremos maior nível de literacia, maior controlo das pessoas sobre a sua saúde e maior capacidade para procurar informação e assumir decisões e responsabilidades.
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