Estratégias para reduzir a sobrecarga de informação para usuários de bibliotecas universitárias
DOI:
https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4563Palavras-chave:
Bibliotecas universitárias, Conhecimento, Curadoria de conteúdos, UtilizadoresResumo
Na sociedade atual nos vemos na necessidade de gerenciar o conhecimento para adquirir e gerar conhecimento de qualidade. As universidades são, por definição, organizações que geram conhecimento com alto impacto social e, ao mesmo tempo, são consumidoras dele. Neste momento, a rede de internet, e suas ferramentas, é a forma fundamental de inserção de informação e conhecimento neste ambiente; e esse fato teve grande impacto, por um lado, nas bibliotecas universitárias como divulgadoras do mesmo e, por outro, no papel do aluno e do professor-pesquisador como requerentes e geradores de conhecimento e produtores do serviço. Neste artigo, é apresentado um modelo de produção de bibliotecas no qual o novo papel de bibliotecários e usuários é reformulado, oferecendo alternativas baseadas em estratégias relacionadas à curadoria de conteúdo e gestão do conhecimento que economizam tempo de busca, reduzem a sobrecarga de informações e encontram conteúdo valioso para os interesses dos usuários.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Actas do Encontro de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.