Mediação da Informação: Redes Sociais e Correspondência entre Jorge de Sena e Mécia de Sena
DOI:
https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4558Palavras-chave:
Redes sociais, Epistolografia e Cultura portuguesa, Práticas de leitura/ escrita e Géneros textuais/ virtuais, Correspondência de Jorge de Sena e Mécia de Sena, Mediação de InformaçãoResumo
A realidade social actual obriga-nos a ser capazes de interagir com diversas formas de socialização, antigas e recentes como a internet e novas redes sociais, plataformas interactivas de comunicação e a utilizar múltiplas práticas de leitura/ escrita em géneros textuais, digitais e virtuais associados a tecnologias e funcionalidades várias e coexistentes nas nossas sociedades tecnológicas, letradas, tecnológicas e em rede. Por referência a tal dinâmica de fundo, este texto apresenta um estudo de caso exploratório de transferência de informação em redes de escrita epistolar contemporânea, em que se procura cruzar a perspectiva sócio-cultural da Informação com a mobilização da Análise Sociológica de Redes Sociais (Teoria Actor-Rede) e o princípio de “utilização dinâmica” do conceito de rede (L. Pineau, 1994:24). Neste quadro conceptual e metodológico, o estudo incide sobre o acervo epistolar de Jorge de Sena e Mécia de Sena (Portugal, Brasil, U.S.A., anos 1940-70) destacadas figuras da literatura e cultura portuguesa, visando compreender o uso da comunicação e da informação e a mobilização do conhecimento local-global em comunidades intelectuais. Seguindo os actores sociais observam-se tipologias e elementos das “redes sociais” neste diálogo epistolar que alimenta e redefine acção e conhecimento, trabalho académico e investigação, criação literária e relações interculturais, meios de ilustração de mediação da informação a sua dimensão sócio-cultural. Conclui-se pela importância da aproximação da Ciência da Informação aos Estudos Sociais das Ciências e Tecnologias que permitem compreender processos sociais e de inovação tecnológica, e relevância deste enfoque nas aptidões do gestor de informação no século XXI.
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