Desafios da Gestão de Informação na Universidade do Porto
DOI:
https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4552Palavras-chave:
Gestão de informação, Instituições de ensino superior, Sistemas de informação, Universidade do PortoResumo
Os principais focos da presente comunicação são, de forma genérica, os atuais desafios da Gestão de Informação, no âmbito das
instituições académicas, e o papel do Gestor de Informação nas instituições vocacionadas para a formação superior e a investigação, e, em particular, de ilustrar de que forma a Universidade do Porto tem desempenhado a sua missão de gestão de informação, tendo em conta os diversos suportes e sistemas de informação e os diferentes perfis dos seus utilizadores.
No contexto da prática profissional do Gestor de Informação é-lhe exigido um esforço de domínio, de uso e integração de variadas e
novas tecnologias/sistemas da informação e comunicação, de forma a promover a aproximação dos seus utilizadores pelo diálogo
presencial ou virtual. Além destes imperativos essenciais, compete ainda ao Gestor de Informação saber gerir e usar a informação
que é produzida numa organização académica, quase sempre relacionada com o desenvolvimento social e organizacional, com sentido de oportunidade, inovação e criatividade.
Referências
Amante, M. J. o. (2007). Bibliotecas universitárias: semear hoje para colher amanhã. Actas do Congresso Nacional de Bibliotecas e Arquivos - informação para a cidadania, o desenvolvimento e a inovação. Ponta Delgada, Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. n. 9.
Freitas, C., P. B. d. Sousa, L. M. Ferros and M. Ferreira (2015). Integração de sistemas de informação de arquivos, bibliotecas e museus: estudo de caso do Município de Ponte de Lima. Actas do 12º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. Évora, Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.
Malheiro, A., M. Martins, J. Azevedo, M. Pinto, V. Fernandez Marcial and S. Guedes (2016). A literacia informacional no espaço europeu do ensino superior: estudo das competências de informação em Portugal (primeiros resultados globais). A literacia da informação em Portugal: um diagnóstico, um modelo e uma reflexão prospetiva (2007-2010): 120-149.
Pinto, A. and M. Pinto (2015). Gestão da Informação e Serviços Partilhados : funções de RH na U.Porto. Ligar. Transformar. Criar Valor : atas do 12º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD). Évora, Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas: 1-9.
Pinto, M. (2016). Os Arquivos e a Gestão da Informação: uma reflexão em Ciência de Informação = Los Archivos y la Gestión de la Información: una reflexión en la Ciencia de la Información. Jornadas Ibero-Americanas de Arquivos Municipais: reinventando os Arquivos no século XXI.
Pinto, S. M., J. A. Calixto and P. F. Lopes (2014). Gestores de recursos electrónicos: que formação na era digital? Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. Estoril, Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.
Rebelo, A. M. d. S. (2011). A Biblioteca Universitária. Grau de Mestre em Ciência da Informação e da Documentação. Tese de Mestrado, Universidade Fernando Pessoa.
Ribeiro, F. (2015). As bibliotecas universitárias : seu papel de mediação para o acesso ao conhecimento na Era Digital. A Biblioteca da Universidade: permanência e metamorfoses: 147-162.
Sanches, T. (2014). Reception and Application of Information Literacy Instruction in Portuguese Academic Libraries. Information Literacy. Lifelong Learning and Digital Citizenship in the 21st Century: Second European Conference, ECIL 2014, Dubrovnik, Croatia, October 20-23, 2014.
Proceedings. S. Kurbanoglu, S. Spiranec, E. Grassian, D. Mizrachi and R. Catts. Cham, Springer International Publishing: 484-493.
Sanches, T. L. B. e. (2014). O contributo da literacia de informação para a pedagogia universitária : um desafio para as bibliotecas académicas Tese de Doutoramento, Universidade de Lisboa.
Universidade do Porto. (2012). "Gestão de Documentação e Informação.” Consultado a 25 de maio de 2017, disponível em: https://sigarra.up.pt/reitoria/pt/uni_geral.unidade_view?pv_unidade=445.
Universidade do Porto. (2012). "Universidade do Porto Digital." Consultado a 23 de maio de 2017, disponível em: https://sigarra.up.pt/reitoria/pt/uni_geral.unidade_view?pv_unidade=404.
Universidade do Porto. (2015). "Plano Estratégico U.Porto 2020." Consultado a 23 de junho de 2017, disponível em: https://sigarra.up.pt/up/pt/web_gessi_docs.download_file?p_name=F279419777/Plano_Estrategico_U.Porto_2020.pdf.
Universidade do Porto. (2015). "A Universidade do Porto." Consultado a 26 de maio de 2017, disponível em: https://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=universidade
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Actas do Encontro de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.