Forças Eletromagnéticas de Curtos‐Circuitos em Circuitos Trifásicos Simétricos

Authors

  • Rui Manuel Aguiar de Morais Sarmento Instituto Superior de Engenharia do Porto

DOI:

https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i9.374

Abstract

Este trabalho descreve uma metodologia de cálculo que pretende apresentar um aperfeiçoamento na obtenção das forças electromagnéticas entre condutores de um sistema trifásico simétrico, nas situações mais desfavoráveis de curto‐circuito, nomeadamente no período subtransitório e na ocorrência da corrente de choque de curto‐circuito num dos condutores. Analisa os configurações geométricas mais comuns dos condutores, em esteira ou triângulo. Os programas de cálculo automático foram desenvolvidos com MATLAB que tornou possível a obtenção de resultados de elevada precisão, numa incursão na dualidade espaço‐tempo do campo forças. Os resultados permitem abrir uma reflexão no estabelecido e universalmente aceite sobre as máximas forças de curto‐circuito.

Author Biography

Rui Manuel Aguiar de Morais Sarmento, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica, pela FEUP. Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pela FEUP. Diretor de planeamento e produção na empresa FERSEQUE, entre 1982 e 1987 Diretor e coordenador de Cursos de Ação de Formação em Controlo da Qualidade, ISEP entre 1989 e 2001 Assistente das disciplinas Física Atómica e Termodinâmica dos Cursos de Engª Química e Engª Civil, da FEUP em 1975. Professor Adjunto do Quadro do Instituto Superior de Engenharia do Porto, em 1993.

Downloads

Published

2012-06:-09

How to Cite

Sarmento, R. M. A. de M. (2012). Forças Eletromagnéticas de Curtos‐Circuitos em Circuitos Trifásicos Simétricos. Neutro à Terra, (9). https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i9.374