Chamada de artigos para número temático dedicado ao tema “Pensamento Computacional na Educação"

2022-11:-14

Prazo para apresentação de propostas: 30 de dezembro de 2022

Previsão de publicação: maio de 2023

 

Caros/as docentes, investigadores/as e membros da comunidade científica,

 

Este número da Revista Sensos-e tem como objetivo promover a divulgação de trabalhos em torno do Pensamento Computacional na Educação nos seguintes âmbitos: a importância desta área no Ensino Obrigatório; o desenvolvimento profissional dos/as educadores/as e professores/as, bem como as suas atitudes e recetividade a este novo tema; a inclusão do desenvolvimento e apresentação de recursos para a implementação de atividades; a avaliação destas inclusões e do desenvolvimento dos/as alunos/as; o desenvolvimento da relação entre Pensamento Computacional e a Educação STEM/STEAM; a reflexão sobre que conhecimentos desta área deverão ser abordados na educação Básica; a adequação dos saberes inerentes ao Pensamento Computacional aos diferentes níveis de Educação; a apresentação de relatos de experiências práticas que se traduzam em exemplos de articulação desta área com as diversas ciências, em diversos níveis de educação, em ambientes educativos formais ou não formais. Sendo um tema recente, importa perceber, também, os desafios que os/as profissionais de Educação e as instituições de ensino enfrentarão nesta demanda.

 

A inclusão do Pensamento Computacional nos curricula de vários países, entre os quais Portugal, deve-se à crescente consciencialização da importância de saberes relacionados com as Ciências da Computação para o desenvolvimento das competências digitais do/a cidadão/ã, em prol da transformação da sociedade e da economia global. Assim, com esta edição especial da Sensos-e, Revista do Centro de Investigação em Educação (inED), da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, convidam-se os/as autores/as a submeterem propostas de trabalhos originais, que poderão incluir pesquisa empírica, estudos teóricos, estudos metodológicos e relatórios de pesquisa, no âmbito do tema “Pensamento Computacional na Educação”.

 

A Sensos-e publica artigos em Português, Galego, Espanhol, Francês e Inglês. Cada artigo é sujeito a um processo de revisão cega por pares, da responsabilidade do Conselho Editorial.

 

Plataforma para submissão de propostas de artigos: https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/about/submissions.

 

As propostas de artigos deverão ser identificadas, no seu título, com indicação do tema da seguinte forma: “[PCE] Título”.

Para mais informações, contactar a Editora da revista, Manuela Pessanha (sensos-e@ese.ipp.pt).