A influência da cultura organizacional e da responsabilidade social na orientação para o cliente mediada pela satisfação do trabalho

Autores

  • Marta Lopes Cardoso ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
  • Ana Patrícia Duarte Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, Business Research Unit,
  • José Gonçalves das Neves ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Dinâmia’Cet,

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.vi10.4300

Resumo

A competição nos mercados empresariais é uma realidade sem contestação e as organizações apresentam elevada necessidade de se diferenciarem da concorrência. Neste esforço de competição, a orientação para o cliente constitui uma variável chave de diferenciação e um factor crítico para o sucesso das organizações. Neste contexto, é importante conhecer potenciais preditores da orientação para o cliente. Assim, este trabalho parte da pergunta orientadora seguinte: qual a influência da cultura organizacional e da responsabilidade social na orientação para o cliente? Uma influência directa ou mediada? Poderá a satisfação no trabalho assumir o estatuto de mediadora? Desenvolvemos um estudo de natureza correlacional para responder a tais interrogações.

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Publicado

2021-10-20

Como Citar

Cardoso, M. L., Duarte, A. P. ., & Neves, J. G. das . (2021). A influência da cultura organizacional e da responsabilidade social na orientação para o cliente mediada pela satisfação do trabalho. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (10). https://doi.org/10.26537/iirh.vi10.4300