https://parc.ipp.pt/index.php/elearning/issue/feedPRATICA - Revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e Práticas de e-Learning2024-02-02T15:29:17+00:00Mário Cruzcip@sc.ipp.ptOpen Journal Systems<p><span class="normaltextrun"><strong>ISSN: 2184-1837</strong></span></p> <p>A Revista <strong>Pratica eLearning</strong> é uma publicação anual do Centro de Inovação Pedagógica do Instituto Politécnico do Porto. Criada em 2017, trata-se de uma revista multimédia do espaço ibero-americano, com revisão por pares e em formato eletrónico e aberto, centrada nas boas práticas de inovação e de formação à distância no ensino. Como tal, publica trabalhos de investigação com enfoque na inovação, desenvolvimento e/ou intervenção no âmbito do processo de ensino e aprendizagem, em sentido amplo e em áreas e âmbitos diversificados em contextos formais e não formais. A partir de 2023, serão publicados pelo menos dois números por ano.</p> <p>Indexada em: <a href="https://www.latindex.org/latindex/ficha/27689">Latindex</a>; <a href="https://v2.sherpa.ac.uk/id/publication/43773">Sherpa Romeo</a></p>https://parc.ipp.pt/index.php/elearning/article/view/5439MATEMÁTICA E MÚSICA DE MÃOS DADAS PARA POTENCIAR O CONHECIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO 2.º ANO DE ESCOLARIDADE2023-10-13T19:21:07+01:00João Silva3140634@ese.ipp.ptDaniela Mascarenhasdfmmascarenhas@gmail.comRui Bessarube@ese.ipp.pt<p>Neste artigo apresenta-se uma investigação, desenvolvida com 20 alunos do 2.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos, cujo principal objetivo foi averiguar a influência da música na aquisição e compreensão de conhecimentos matemáticos.</p> <p>Seguindo uma metodologia qualitativa, foram utilizadas diferentes técnicas de recolha de dados: observação direta e análise documental (durante o estudo), entrevista à professora titular da turma (antes e no final do estudo) e focus group aos alunos (no final do estudo).</p> <p>Desenvolveu-se uma sequência didática, formada por quatro sessões formativas, onde a exploração dos conhecimentos matemáticos foi feita de forma articulada com a Música.</p> <p>No que concerne à Matemática, a investigação incidiu em dois domínios: “Números e Operações”, onde foram trabalhadas as operações elementares, partindo da resolução de problemas contextualizados; e “Geometria e Medida”, onde se abordaram as figuras geométricas. Relativamente à Música, a investigação incidiu sobre o domínio da “Experimentação e Criação”, explorando fontes sonoras diversas, improvisando e criando ambientes sonoros.</p> <p>Após a realização do estudo, verificou-se que os alunos se envolveram produtivamente na realização das tarefas propostas, apresentando maior motivação e entusiasmo e adquiriram conhecimentos matemáticos contextualizados a partir da Música.</p>2024-02-02T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Autor(es)