A Estética e as Sensologias

Autores

  • Filipe Martins Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/ciri.v0i2.2550

Palavras-chave:

sensação, sensologia, aisthesis, fenomenologia

Resumo

A problematização estética que fundamenta as discussões sobre a arte tende a ignorar a ambiguidade recorrente do conceito de sensível (quase sempre reportado diretamente à sua raiz etimológica, a Aisthesis). Na verdade, esta noção, que serve demasiadas vezes como base não problemática para o estudo da arte e dos seus objetos estéticos, é extremamente abrangente e flexível, estando implicada em diversas zonas disciplinares, metodologias e relações concetuais que seria necessário assinalar. Nestes termos, impõe-se a questão: fará sentido falar de diferentes sensologias? E, em caso afirmativo, será possível delinear os termos de uma sensologia especificamente estética? Será que a Aisthesis – a experiência propriamente estética – constitui um tipo de fenómeno especificável no interior de uma paisagem sensológica mais vasta?

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Publicado

2018-05:-31

Como Citar

Martins, F. (2018). A Estética e as Sensologias. Cadernos IRI: Imagens Do Real Imaginado, (2), 20–33. https://doi.org/10.34630/ciri.v0i2.2550