Implementing intercultural pedagogy in the teaching of English at Primary schools

Autores

  • Anya Ojiugo Lilian Colégio do Sardão

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v5i1.2517

Palavras-chave:

plurilingual skill, intercultural approach, citizenship and education

Resumo

A exposição a outras culturas desde a infância é algo muito importante. Existe crescimento e riqueza nos horizontes culturais dos alunos que se deparam com diferentes culturas e interagem com estas. Tendo isso em mente, este artigo tem como objetivo ilustrar algumas atividades didáticas em que algumas abordagens interculturais (Chlopek, 2008) e plurilingual (Cenoz & Gorter, 2013) foram realizadas durante o estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo Educação Básica. Abordagens desse tipo oferecem aos alunos a oportunidade de analisar criticamente, comparar culturas e idiomas, bem como criar algum projeto relacionado a esse campo.

Os resultados da análise e interpretação de dados com base em observações, questionários e análise documental (Walker, 1985) neste estudo de caso, mostram que a abordagem intercultural é uma abordagem relevante no ensino de inglês em escolas primárias. Na verdade, os alunos estavam envolvidos em tarefas que lhes apresentavam desafios, treinando-os para se tornarem cidadãos de um mundo pluricultural e plurilingual (Cruz, & Orange, 2016). Além disso, as evidências mostram que, tendo tido a oportunidade de estarem expostos a diferentes culturas, os alunos foram capazes de criar consciência intercultural nos mesmos, o que consequentemente os ajudou a desenvolver o respeito pelo outro e suas respectivas culturas (Concelho Nacional de Educação, 2013).

Artigo Completo

 

Downloads

Publicado

2018-04-03

Como Citar

Lilian, A. O. (2018). Implementing intercultural pedagogy in the teaching of English at Primary schools. Sensos-E, 5(1), 23–37. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v5i1.2517