Parcerias entre família, escola e comunidade no ensino de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, no decurso da educação para o século XXI

  • Luísa Jesus Agrupamento de Escolas de Escariz

Abstract

A família e a escola, integrando a comunidade, representam dois dos mais importantes agentes socializadores para crianças e adolescentes, devendo interagir de uma forma saudável e positiva para o seu desenvolvimento, de forma a proporcionar um ambiente favorável à aprendizagem de Inglês no 1o Ciclo do Ensino Básico (CEB). Segundo o Ministério da Educação (ME), é importante promover o contacto e a cooperação entre a família e as instituições escolares, na medida em que estes dois sistemas contribuem para a educação de cada criança, sendo fundamental a existência de uma relação próxima entre os dois (ME, 1997, p.43).

O estudo apresentado foi realizado em contexto de Prática Educativa Supervisionada e teve por objetivo definir, planificar e aplicar estratégias que permitam melhorar as parcerias entre a família, a escola e a comunidade. Recorrendo à metodologia qualitativa, procurou-se verificar, entre outros aspetos, quais as expectativas dos professores, encarregados de educação e alunos, relativamente à introdução do Inglês no currículo do 1o CEB. Este estudo pretende ir de encontro a um dos desafios que se coloca à Educação no século XXI, fomentando as parcerias entre a Família, a Escola e a Comunidade.

Published
2018-04:-03