REGULAMENTO

I – Identificação e Missão

1. A Revista Sensos-e é uma publicação semestral do inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.

2. É uma revista com revisão por pares, em formato eletrónico e em linha (online).

3. Publica trabalhos de investigação e/ou inovação e intervenção no âmbito da Educação, em sentido amplo, enquadráveis nas linhas de investigação do inED, nos seguintes formatos:

a. Trabalhos em formato texto e imagem estática, passíveis de serem impressos sem perda de informação;

b. Trabalhos que recorram a recursos multimédia, cor e hipertexto e/ou com possibilidades de interação dinâmica e que, portanto, não são passíveis de serem impressos sem perda de informação.

II – Plano Editorial

1. A revista publica artigos escritos em português, castelhano, francês e inglês, nos seguintes formatos:

a. Artigos submetidos a processos de arbitragem por pares, que constituem o foco da revista, nomeadamente artigos relativos a investigações empíricas, com base em metodologias quantitativas e/ou qualitativas; meta-análises; artigos de revisão visando a análise crítica de temas específicos da Educação;

b. Artigos submetidos na sequência de convites efetuados pelo Corpo Editorial;

c. Recensões críticas submetidas para revisão ou na sequência de convites efetuados pelo Corpo Editorial;

d. Cartas, entrevistas e outros conteúdos, por iniciativa do Corpo Editorial.

2. A revista organiza-se em Volumes e Números:

a. Os Volumes são numerados sequencialmente, correspondendo cada um a um ano civil;

b. Os Números são numerados sequencialmente, sendo publicados dois números por ano, o primeiro em julho e o segundo em dezembro.

c. O segundo número de cada volume poderá conter uma secção temática, por decisão do Corpo Editorial e com a aprovação da Comissão Científica do inED, além de artigos submetidos e aprovados para publicação nas áreas definidas em I-3;

d. Cada número poderá incluir artigos nos formatos apresentados em I-3-a e I-3-b;

e. A cada número o Corpo Editorial associará um Editorial, publicado em português e em inglês, redigido por si ou por personalidade por si convidada, sendo neste último caso o Editorial assinado.

f. Por decisão do Corpo Editorial e com a aprovação da Comissão Científica do inED, poderão existir números “extra-série”, sobre áreas temáticas específicas, propostos pelos/as investigadores/as do inED, e cuja organização, da sua responsabilidade, deve seguir os princípios enunciados nos pontos II-1, II-2; II-4; II-5 e II-6 deste regulamento. Neste caso, o/a(s) proponente(s) aparecerá(ão) como Editor/a(es) Convidado/a(s).

3. A arbitragem é da responsabilidade do Conselho Editorial, tendo em conta o referido em III-2.

4. É garantido o anonimato no processo de arbitragem.

5. O documento de instruções para os/as autores/as constitui anexo a este regulamento.

6. O modelo a usar pelos/as revisores/as constitui anexo a este regulamento.

III – Órgãos e Funcionamento

1. Os órgãos de governo da Revista Sensos são:

a. Corpo Editorial, composto pelo/a Editor/a, pelo/a Editor/a de Produção Multimédia e pelos/as Editores/as Adjuntos/as;

i. O/a Editor/a é nomeado/a pela Comissão Científica do inED de entre os seus elementos e dispõe de voto de qualidade;

ii. O/a Editor/a de Produção Multimédia é proposto/a e nomeado/a pela Comissão Científica do inED de entre os/as investigadores/as integrados/as no inED;

iii. Os/as Editores/as Adjuntos/as, em número de quatro, convidados/as pela Comissão Científica do inED de entre os/as investigadores/as integrados/as no inED.

b. O Conselho Editorial, que é composto por investigadores/as nacionais e estrangeiros/as de reconhecido mérito, exteriores ao Instituto Politécnico do Porto, convidados/as pelo/a Editor/a, sob proposta do Corpo Editorial e/ou da Comissão Científica do inED.

2. A arbitragem relativa aos artigos submetidos é da responsabilidade do Conselho Editorial, sendo a revisão efetuada pelos seus membros ou por personalidades convidadas pelo Corpo Editorial, que serão identificadas como Revisores/as Convidados/as no número específico da revista em que colaboraram.

3. Cabe ao/à Editor/a, coadjuvado/a pelo Corpo Editorial:

a. Divulgar a revista;

b. Efetuar a chamada de artigos (“call for papers”), de acordo com os pontos II-1 e II-2;

c. Receber os artigos submetidos e diligenciar junto do Conselho Editorial para que este proceda à sua arbitragem;

d. Decidir sobre a estrutura, composição e organização de cada número da revista, tendo em conta o estabelecido em II-2;

e. Escrever o Editorial ou solicitar a sua escrita a personalidades de reconhecido mérito, sendo neste caso o Editorial assinado;

4. Cabe ao/à Editor/a de Produção Multimédia:

a. Garantir a implementação multimédia e a disponibilização em linha da revista, podendo ser coadjuvado/a por um/a designer multimédia, proposto/a e nomeado/a pela Comissão Científica do inED sob proposta sua;

b. Providenciar o que for necessário para a atualização da revista e o bom funcionamento dos trabalhos.